24 de junho de 2009

Na rede II

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são, em nossa opinião, alavancas para o ensino no primeiro ciclo. Ir ao recreio brincar é fundamental. No caso em concreto da Turma da Abelh@ esta foi uma prática reiterada e obrigatória. Posto isto vamos continuar na partilha do que aprendemos ensinando ao longo deste ano lectivo, ou seja, daremos nas linhas seguintes continuidade à partilha das lições apreendidas no que ao uso das TIC concerne. Hoje vamos falar do Twitter.

Esta ferramenta foi utilizada pela Turma da Abelh@ no desenvolvimento de projectos de média dimensão. Serviu para sistematizar ideias, pedir opiniões, concentrar informação e partilhar pequenas coisas. Esta ferramenta potencia rapidez de execução, obriga os educandos a serem sintéticos e, consequentemente, torna-se muito interessante o seu uso em tempo de aulas.

Mas nem tudo é bom. Poucas são as escolas do 1º Ciclo com a ferramenta instalada. De facto é uma pena porque as potencialidades de exploração são muitíssimas. A título de ilustração do que vimos afirmando, evidenciamos um trabalho que fizemos sobre a segurança. O propósito era o de fazer com que cada aluno escrevesse uma actividade, uma atitude que permitisse aumentar a sua segurança ou dos seus amigos. Com o Twitter as mensagens escritas ficaram agrupadas, possibilitaram que as mesmas fossem auditadas pelos colegas da turma ou outros que estivessem na rede e, finalmente, criaram um repositório que acelerou o processo final de sistematização dos conteúdos.
Conclusão: é bom e recomenda-se.
Quanto a nós… para o ano vamos twitar muito mais.
Andar depressa, mas não depressa de mais. Os pés bem assentes na terra.

... continua...
@IsabelMM

Sem comentários:

Bookmark and Share