23 de junho de 2009

Na rede I

Este espaço foi pensado para ser exclusivo da Turma e, achamos, que conseguimos cumprir os objectivos que nos propusemos. Por isso, e agora que a gestão, o pensar e a execução nos está entregue é tempo de partilhar as lições aprendidas com outros. Muitos foram o que nos apoiaram, criticaram, nos deram sugestões, participaram e, por todas essas vias, nos impulsionaram. Pelo que fica dito entendemos poder afirmar que este foi o ano de descolagem online da Turma da Abelh@. Fizemos muitas experiências, corremos muitos riscos e os educandos acompanharam, perceberam, sentiram e gostaram. Julgamos poder atingir o voo de cruzeiro no próximo ano lectivo.
Não nos limitámos a este blogue, que apenas funcionou como diário, usámos muitas outras ferramentas para divulgar, partilhar e ajudar a construir o nosso dia-a-dia.
Moodle: foi a plataforma de excelência para o ensino/aprendizagem e para o contacto com os Encarregados de Educação (EE). Lições, exercícios, trabalhos, leitura, histórias e testes foram actividades aqui desenvolvidas. Os EE tinham o horário da Turma, as visitas de estudo, o contacto com a professora titular ou com os outros docentes e possuíam uma hora por semana onde poderiam falar online, em horário pós laboral (19 às 20H00) com todos eles. Possuíam uma caderneta electrónica onde podiam enviar e receber mensagens da escola. Foi agilizado o processo para garantir a validade legal destas mensagens. Assim, sempre que um EE enviava uma mensagem, a mesma era impressa em autocolante e colocada na caderneta. Fácil, rápido e célere.
Das várias iniciativas a mais conseguida é a da preparação para os testes: a possibilidade de se fazer exercício e de, simultaneamente, se ver o resultado alcançado, é um sucesso. Se juntarmos a isso a possibilidade de nas respostas erradas se poder rever a matéria estamos perante uma ferramenta de inegável mais valia. Recomendamos a sua utilização. Dá um pouco de trabalho inicialmente, mas compensa em termos futuros.
... continua...
@IsabelMM

Sem comentários: