29 de maio de 2009

Açores e cracas

Olá professora Anabela.

Obrigada pela resposta e a craca tem muito mau aspecto uhsajghjgdasgn... a professora Isabel diz que as cracas são simplesmente deliciosas e que quando se comem possuem um maravilhoso sabor a mar. São mesmo muito boas. Nós não estamos convencidos. Mas não fique triste porque a professora Isabel disse que já estava a "salivar". Não percebemos muito bem, mas...
Deixamos aqui a fotografia de uma craca tirada pela professora Anabela e também aquilo que ela nos disse.

Anabela Santos disse...

... Se quiserem ver o que são cracas, vão ao BLOGando.
Só para vocês, a minha melhor foto de umas cracas bem saborosas.
Beijinhos,

Prof. Anabela
Maio 28, 2009
Aconselhamos todos os amigos a irem ao BLOGando para verem a explicação do que é a craca.
Professora Anabela obrigada pela lição e, para já, cracas só para uma mesa: a da professora Isabel. Ela acrescenta que só uma é muito pouco.
Beijinhos
Até já.

Bee Happy

Olá amigos,
Ontem tivemos a falar de segurança rodoviária, segurança nas praias e nos rios. A professora Isabel esteve a falar em directo com a professora Sónia Segura que nos mostrou um filme que falava de tudo isto. Ficámos muito curiosos porque a professora Sónia falou em directo e nós não percebemos como era possível. A professora Isabel diz que o filme vai para o nosso canal no You Tube e o apresentação vai ficar disponível no nosso Moodle.

Continuamos a receber mensagens a comentar os nossos trabalhos e a professora Xinha dos Princípes e Princesas deu-nos uma grande novidade:

Xinha disse...
Olá Turma das Abelhas.
Mas que abelhinhas tão giras...de onde é que as conhecemos?...... já sei, são primas das nossas!Beijinhos para todos da Xinha.
Maio 28, 2009

Uaauuuu ficámos a conhecer mais um ramo da família da nossa abelha. Os nossos amigos Escritores de Palmo e Meio também nos ofereceram uma mana e agora temos uns primos bzzbzbzbzbzbzbzbzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.

Até já.

28 de maio de 2009

Fungágá da Bicharada


PARABÉNS PELOS 125 ANOS

O Jardim Zoológico (JZ) comemora 125 anos de existência. Com mais de um centenário de história e tradição, o primeiro parque zoológico da Península Ibérica tem apostado na remodelação do seu espaço, para melhor desempenhar o seu papel mais importante: a preservação e a conservação animal.
Por ocasião da celebração dos 125 anos do JZ, o Presidente da República esteve presente no Zoo, para se associar à festa e verificar a renovação operada no espaço.
Nesta ocasião foi também prestada uma homenagem a Felix Naharro Pires, Presidente e Benemérito do Jardim Zoológico entre 1980 e 2000, que tanto se empenhou pelo seu engrandecimento.
Com mais de um século de vida, o Jardim é um espaço cheio de histórias, e por isso, foi feita uma recriação do dia da inauguração do Jardim Zoológico, com uma parada de época, organizada pela Associação Acordar História Adormecida/Museu das Crianças e com a colaboração da GNR, que marcou presença com a carruagem que conduziu a família Real ao Jardim. Todos os intervenientes da época, nomeadamente o Rei D. Fernando II e Barbosa do Bocage, estiveram presentes, sendo este momento um dos pontos altos das comemorações!
Entre as zonas onde se registaram mais inovações estão o Templo dos Primatas, que agora acolhe Gorilas, Chimpanzés e Orangotangos, o Reptilário, o Vale dos Tigres e as instalações dos Rinocerontes-indianos e dos Rinocerontes-africanos. As alterações feitas foram ao encontro de uma maior semelhança com o habitat natural das espécies procedendo-se á introdução de mobiliário, de plataformas, cordas, água, correntes e muitas estruturas próprias para estimular o comportamento natural dos animais.
De acordo com a Administração do Jardim Zoológico, “ao longo da sua história, o JZ tem desempenhado não só um papel fulcral na conservação de espécies animais mas, também, se tem centrado na vertente pedagógica. Queremos permanecer no imaginário de todas as gerações e continuar a ter um papel activo na divulgação do respeito pela vida animal.”
Classificada como Instituição de Utilidade Pública desde 1913, o Jardim Zoológico acolhe cerca de 2000 animais de 360 espécies e recebe, todos os anos, muitas centenas de milhares de visitantes.
Para celebrar os seus 125 anos, o Jardim Zoológico vai estar em festa: todos os Sábados e Domingos dos meses de Maio e Junho vão contar com muita animação e diversão. No JZ, os visitantes vão poder contar com pinturas faciais, esculturas de balões, personagens cómicas, monociclo e também malabarismo. Esta oferta proporcionada aos visitantes está incluída no Bilhete Único e é, sem dúvida, um óptimo motivo para visitar o Jardim Zoológico.
E porque o JZ quer comemorar esta data com todos os visitantes.


Com o intuito de homenagear os 125 anos desta instituição, o National Geographic Channel Portugal estreia 'A Criar a Natureza: Jardim Zoológico', no Domingo, dia 31 de Maio, às 22:00h. Os telespectadores vão ficar a conhecer a sua história, a forma como a natureza é criada artificialmente e como é gerido o programa de conservação e acasalamento de espécies em vias de extinção, bem como o posicionamento didáctico do JZ.
O Jardim Zoológico foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica e, actualmente, acolhe cerca de 2000 animais pertencentes a cerca de 360 espécies. A principal missão do Jardim Zoológico é desenvolver um parque, tanto zoológico como botânico, com um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, trabalhando a investigação científica e programas de enriquecimento ambiental. Aliados a estes factores estão as vertentes pedagógicas e lúdicas.

Vá, Vamos Lá.

Até já

Trombas

Pois é... aqui ficam trombas e trombinhas para pintarmos. Podem descarregar e... toca a pintar!

Continuamos a falar do aniversário do nosso Jardim Zoológico.

Sabiam que o Jardim Zoológico acolhe cerca de 2000 animais de 360 espécies e recebe, todos os anos, muitas centenas de milhares de visitantes.

É verdade.

Até já

Arca de Noé


Olá amigos,
Hoje estamos de "trombas".
Não, não é pelo facto de o Cristiano ter perdido. Ficámos tristes, mas o Barcelona jogou melhor.
Estamos de "trombas" alegres porque o Jardim Zoológico comemora hoje 125 anos. É verdade!
Parabéns.
Voltaremos a esta notícia. Vamos pesquisar e mais logo daremos conta do que descobrirmos.
Agora vamos falar de mais visitas. A primeira foi a professora Anabela que nos disse coisas e nós ficámos bzzbzhshzbzzzzzzzzz

Anabela Santos disse...
Olá
O jogo não correu muito bem ao Cristiano Ronaldo. Espero que não estejam muito tristes. Não foi por falta de apoio, porque nisso, vocês esforçaram-se muito.
Quanto ao trabalho sobre as abelhas, estava um mimo.
Trabalharam muito bem.
Beijinhos
Prof. Anabela, BLOGando na Escola
Maio 27, 2009

Obrigada. Grande parte do elogio cabe aos amigos que nos deram a ideia. Aproveitamos para dizer que temos seguido as vossas actividades e hoje vamos tornar a passar e... comentar.
Também tivemos a visita da Professora Rose e dos Girassóis:

Professora Rose disse...
Olá Turminha das Abelhas!
Nada como Girassóis e abelhas, hein? Dupla perfeita!
Obrigada pela presença de vocês e pelo carinho! Serão sempre bem vindos!Ah... e quando a casa nova estiver pronta nos avise! Viremos tomar um cafezinho, tá?!
Beijinhos da professora Rosemeire
Maio 28, 2009

Pois é Professora Rose, Girassóis e Abelhas... tudo conjugado. Um grande beijinho para todos e avisaremos da colméia nova.

27 de maio de 2009

O rei Ronaldo


Agora vamos contar uma actividade que fizemos graças à ideia recolhida em dois sítios amigos: O Príncipe e Princesas e o TecLetras.
No primeiro sítio vimos a feitura de abelhas, o símbolo da nossa turm@, e gostámos da ideia. Era feita com recurso a material usado e de fácil execução. Fomos ao sítio e deixámos uma mensagem dizendo que tínhamos gostado e que iríamos tentar fazer igual.
No sítio dos nossos amigos TecLetras vimos a descrição de muitas das características das abelhas.
Usámos estas duas ideias e... deu o que podem ver no slide.

Usámos uma árvore que tínhamos no corredor de acesso à sala de aulas e...

Na construção das abelhas fomos ajudados na nossa Mediateca. Como sempre bem ajudados. Escrevemos as características e... vai de colocar as abelhas.

Quando o resto das fotos estiverem prontas actualizaremos o slide.

Um grande beijinho a todos os Príncipes e Princesas e a todos os amigos do TecLetras e esperamos não os ter desiludidos.

Está quase na hora do jogo.

Já tivemos Príncipes e Princesas só nos falta um Rei. O Rei Ronaldo.

Cristiano Ronaldo Olé.

Até já

Cristiano Ronaldo Olé

Olá amiguinhos,

Hoje é dia de futebol. Nós gostamos muito de jogar e sempre que temos oportunidade... aí vamos nós. Estamos a querer que a equipa do Cristiano Ronaldo ganhe o jogo. Vamos a ver!
Cristiano Ronaldo Olééé. Hoje vamos cantar isto muitas vezes.

Tivemos mais uma visita que gostaríamos de realçar: A Mãe do nosso Amigo Marco.
Leiam:

Céu disse...
Que bom devia estar esse caldo! lol!

Há algum tempo que não vos visitava...! mas cá estou!

Está quase a acabar a escolinha meninos!

O vosso colega Marco anda atarefado, vai ter provas globais! e vocês?

Bons estudos e muitas beijocas!
Maio 26, 2009

Por aqui estamos todos bem, vamos fazer as nossas provas finais e continuamos a voar em frente. Também estamos com vontade das férias, mas gostamos da escola. A professora tem criado restrições ao acesso à Net e por isso não temos visitado o Blogue do Marco - um grande beijinho para ele éééééééé, e esperamos que as provas sejam "fixes".

Um beijinho para si e a professora Isabel também manda um grande.

Até já

26 de maio de 2009

O Caldo

Olá mais uma vez,
As fotos que agora vão poder ver são de uma refeição que fizemos. O prato servido foi Caldo. Um Caldo de Cultura para sermos mais precisos.
Foi uma actividade muito interessante e foi realizada na Biblioteca de Belém com a nossa grande amiga Teresa (um beijinho muito grande.
As fotografias não estão ainda todas e por isso não vamos contar o que fizemos. Fica apenas a parte inicial da mistura dos ingredientes, do revolver os mesmos e da prova. A maneira como foi servida a refeição... fica para quando se actualizar as fotos.
Ora vejam lá... as fotos que temos prontas.

Até já.

A quinta

Olá amigos,
O prometido é devido e, por isso, cá estamos nós a mostrar alguns dos trabalhos que efectuámos.
Este que podem ver a correr (é só carregar no play) é uma quinta no campo. Tudo o que é normal uma quinta ter... esta tem: cavalos, galinhas, árvores, galinheiro, pocilga e... vejam.

Beijinhos
Até já... com mais trabalhos

25 de maio de 2009

Caminhando...

Aqui vamos nós... Dia 11, a caminho do Japão. Está tudo a correr como previsto com a nossa baleia, como podem ver.
Beijinhos.

Olá amiguinhos,

Esperamos que se tenham divertido no fim-de-semana apesar do tempo.

Porque não conseguimos ir aos sítios de todos os amigos deixamos aqui o desejo de que todos tenham uma

BOA SEMANA

Vamos tentar colocar aqui os trabalhos que temos andado a fazer e que não temos conseguido porque a net não tem ajudado e a professora Isabel tem andado muito ocupada.

Já fizemos as nossa abelhas e acho que os amigos de onde tirámos o modelo e a ideia vão ficar contentes, porque fizemos um bom trabalho. Esperem para ver.
beijinhos

Até já

22 de maio de 2009

Direitos da Criança



Olá amiguinhos,
Trabalho, trabalho e trabalho... ainda bem que hoje é sexta-feira. Vamos descansar, brincar e continuar a sorrir.
Foi uma semana com muitas coisas, variada em actividades e diferente porque a nossa professora esteve nas provas de aferição. Vamos esperar que ela consiga documentar com as fotos o que fizemos. Uma das actividades mais engraçadas foi uma aula em que a professora Isabel falou com a professora Sónia Segura e ambas nos explicaram coisas sobre os direitos das crianças.
A visita de hoje à Biblioteca também foi muito gira. mais logo a professora vai tentar colocar o post. Até lá... vamos trabalhar... trabalhar...
Um bom sábado e um bom domingo para todos os amigos.
beijinhos

21 de maio de 2009

Turmas Amigas


Carolina, 3º ano, turma 8, Albufeira disse...
Olá amiguinhos eu só passei aqui para mandar muitos beijinhos e também muitos miminhos.
Ah, é verdade para não me esquecer queria dizer também que na próxima Quarta-Feira vamos escrever-vos para matar todas as nossas saudades.
Maio 21, 2009

Olá amiguinhos, OLÁ CAROLINA,
Estamos tão contentes contigo e com a tua turma, que são tão amigos e que nos têm dado tantas alegrias bzbzbzzffzzbzbz.
Obrigado por nos teres escrito e também nós estamos a preparar uma coisa para vos enviar. Esperamos que gostem.
Um grande beijinho para ti, para o resto da Turma e um grande beijinho para a Rita.
A professora Isabel também envia um enorme beijo para ti, para a turma, diz que está com saudades vossas e que um destes dias ainda vos vai visitar e manda também um grande beijo para a Amiga Rita.
Até já

20 de maio de 2009

Matemática a sorrir


Olá a todos,

Isto de fazer provas é muito complicado, mas nós que não as fazemos também temos dificuldades. Por exemplo não poder estar na net o tempo que queríamos para actualizar o nosso diário.

Esperamos que tenha corrido bem a todos os nossos amigos.

Por falar em dificuldades. Hoje recebemos um convite da professora Michelle, que nos sugeriu uma ida a um sítio que ela criou, e onde podemos aprender matemática de forma divertida. Vejam o que ela nos disse:

Michelle disse...
Olá!Passei para fazer um convite. Criei um novo cantinho: www.docematemática.blogspot.com, pois adoro matemática e acho que ela é desvalorizada nas séries iniciais. Este blog nasceu com o intuito de repensar a educação matemática nas séries iniciais, propondo uma matemática lúdica, prazerosa, instigadora. Quero provar que a matemática não precisa ter o gosto amargo da opressão e da nota zero. A matemática pode ser doce! Espero sua visita!Abraços, Michelle
Maio 20, 2009

Aqui fica a sugestão e quanto a nós vamos passar para aprender mais e melhor. Também achamos que a Matemática pode ser divertida. Obrigada Michelle.

Até já

18 de maio de 2009


Olá amiguinhos,

Um olá especial aos amiguinhos que hoje estão a fazer as provas de aferição. Vai correr tudo bem. Nós hoje fazemos outras actividades o que vai ser bom e mau. Pois é... temos menos acesso a algumas coisas, como, por exemplo, a net. Não podemos ter tudo.

A nossa baleia continua a navegar e parece estar contente. Já sabem que se a quiserem ver basta introduzirem o nosso mail e... aí está ela, subindo, descendo e com a nossa mensagem a dar a dar.

Para além de termos tido a portunidade de participar, o que agardecemos aos nossos amigos dos Açores, um beijinho para a professora Anabela Santos, esses amigos ainda nos atribuíram um prémio. Obrigada.
Anabela Santos disse...
Olá,

Estamos muito contentes por terem participado na campanha Send a Whale e pela visibilidade que lhe deram.
Gostávamos de partilhar convosco o selo "Amor por Educar".
Passem no BLOGando para o levar.
BeijinhosProf. Anabela
Maio 17, 2009
Um beijinho para todos, boa sorte para os amigos finalistas e,
Até já

17 de maio de 2009

Provas de Aferição

Olá abelhuscas e restantes amigos,


Espero que estejam a aproveitar este tempo que está bom para o passeio. Hoje deixo duas fotografias do trabalho que andam a fazer na Ludoteca com a Xana e com o João. Está... lindo. Quando tiver tudo pronto publico no nosso espaço de fotografia.
Os detalhes dos animais dentro da casinha... sim senhor... as minhas abelhas andam a voar alto e a Xana e o João também.Divirtam-se neste domingo e descansem também.
Para todos os meninos do 4º Ano um grande beijinho e os votos de que as provas corram MUITO BEM. Vão correr!. Lembrem-se que são provas de Aferição e não de Aflição.
Muito beijinhos para todos.

16 de maio de 2009

Baleia a navegar

Olá meninos,
Não esquecer de acompanhar a caminhada da nossa baleia. Já só faltam cerca de 7000 Km. Não se preocupem que ela não se perde, até porque está acompanhada por outras 68000. Se tiverem dúvidas na maneira de aceder já sabem que estou no nosso chat na página blá blá blá do nosso Moodle.
Beijinhos

Olá meninos,
Espero que estejam a descansar e a recuperar da semana que tivemos. Estou cansada e as minhas abelhuscas também devem estar.
Não esquecer de fazer o resto dos exercícios e, principalmente, lembrem-se de que os mesmos têm um tempo limite. Quando esse acabar... pois é! Vão conseguir, vão ver.

Um beijinho e... continuem a ser felizes.

15 de maio de 2009

Amigos ... desejamos a todos um bom fim de semana e vamos brincar... muito eh eh eh eh eh

Animais em vias de Extinção

Olá amiguinhos,
Nós usamos este nosso cantinho como um diário, apenas isso. Aqui divulgamos o que fazemos no dia-a-dia, as ideias, os projectos e damos contas de iniciativas que vão surgindo. Os trabalhos, o seu planeamento e a sua execução estão na nossa página Moodle. Isto para dizer que fizemos um trabalho sobre os animais que estão em vias de extinção. Aí tivemos contacto com aquilo que alguns países fazem: o excesso de captura, a utilização de redes e de materiais proibidos, que não respeitam compromissos internacionais. Enfim, tanta coisa má, pelo que não podíamos ficar indiferentes ao convite feito pelos nossos amigos dos Açores de contribuir na ajuda para salvar as baleias. Por tudo isto que dissemos, nem tivemos dúvidas e... toca a construir. Obra feita e ... Aqui está ela, a nossa baleia a navegar. Esperamos que ajude a cumprir o propósito estabelecido: alertar e contribuir para a preservação das baleias.Para quem não sabe do que estamos a falar... é ler a mensagem que recebemos dos amigos dos Açores e seguir o que eles nos dizem:

Anabela Santos disse...
Olá,
Só nos dão boas sugestões.
Hoje, também tenho uma para vocês: Juntem-se a nós e à GreenPeace numa campanha contra a caça às baleias. Constrói a tua Baleia Virtual em Origami. É fácil! Vai ao BLOGando na Escola e vê como se faz.
Prof. Anabela
Maio 14, 2009
---
Beijinhos
Até já.

14 de maio de 2009

O Dia Internacional dos Museus 2009


Na próxima segunda–feira, dia 18 de Maio, celebra-se em todo o mundo o Dia Internacional dos Museus, que é uma iniciativa do ICOM (Conselho Internacional de Museus da UNESCO).
Em Portugal, nos últimos anos, o mês de Maio tem vindo a associar-se na opinião pública aos museus devido a esta importante celebração, a que acresce a Noite dos Museus, que se comemora este ano no dia 16 de Maio, ou seja, no Sábado anterior ao Dia Internacional dos Museus.
Com estas celebrações, os Museus e Palácios proporcionam aos visitantes actividades de dinamização cultural criativas, pluridisciplinares e transversais, que estimulem o conhecimento e a aproximação dos diferentes públicos aos patrimónios e regiões dos Museus e Palácios, com vista ao desenvolvimento sustentável do turismo nestes locais (escrito pela professora Isabel, nós não temos a culpa destas palavras complicadas).
O programa inclui visitas orientadas às exposições, inaugurações de novas exposições, conferências, palestras e debates, concursos, oficinas pedagógicas, jogos, projecção de filmes, espectáculos de teatro, concertos, animações de rua e desfiles.
Podem ver todos os detalhes da programação aqui. Tentem ir a alguma das actividades que merece a pena!!!
Beijinhos.
Até já.

bzzzz zzzzzzgggg.... o tempo está frio e ficámos a navegar. Gostamos muito de fazer isso e sempre que dá... cá estamos.
Estamos radiantes porque os amigos de Albufeira, da turma 8, do 3º ano, com a nossa amiga Rita, passaram pelo nosso espaço e disseram-nos:

BE/CRE da E.B.1 Albufeira Nº1 disse...
Olá amigos e olá Professora Isabel!!
Há quanto tempo...
Nós também andamos armados em escritores.
Estamos a mudar contos que já conhecemos bem e a inventá-los à nossa maneira. Está a ser muito divertido.
Depois podem vê-los, pois a Rita vai publicar as histórias no blog no final do mês.
Espero que possam participar no nosso desafio deste mês. Nós estamos a adorar fazê-lo.
Muitos beijinhos da turma 8, 3º ano e da Rita.
Maio 14, 2009

Antes de mais enviamos um grande beijinho e a professora Isabel envia um Xi do coração para todos.
Não temos falado muito, mas estamos a tentar produzir algo para vos enviar. Viram a reportagem que fizemos sobre as amêndoas que nos enviaram... ummmm.... deliciosas... fantásticas.
No mês anterior não participámos no desafio porque não tivemos tempo. Este mês vai ser diferente. Vamos enviar.
Beijinhos
Até já

Wiki


Olá amiguinhos,
Cá vamos andando em múltiplas actividades e descobertas. Cada leitura é um mundo novo. Estamos a gostar e vai ficar activa mais esta sementinha.
A história para fazer o primeiro livro já tem nome: A Gibrafanta. Esperem para ver.
A parte técnica... quem tem amigos... tem tudo. Ora reparem:
Anabela Santos disse...
Ai que susto!Pensei que tínhamos feito alguma coisa má. :-)
Ficamos felizes por terem gostado da ideia.Não se esqueçam de nos mandar o link do vosso livro digital.
Queremos ler a história que vão escrever.
Se precisarem de uma ajudinha, não se acanhem. É para isso que servem os amigos.
Beijinhos
BLOGando na Escola
Maio 13, 2009
Pois é... cá vamos nós e esperamos também parcerias para escrevermos um em Wiki ou usando o docs... vamos a ver se aparecem amigos interessados.
beijinhos,
Até já

13 de maio de 2009

BENCHMARKING


Olá amigos,

Cá estamos todos contentes na nossa semana dedicada ao livro, embora o dia começasse com um grande susto. É verdade. A professora hoje chegou e disse-nos uma palavra muito feia e complicada. Assustou-nos. Pensámos logo em "picas", exames complicados ou tarefas difíceis. uffff... ela disse assim:

Hoje vamos começar por falar de BENCHMARKING.... uhasggdhdv ... tudo começou a andar à roda. Começámos a ficar tristes com a professora por nos dizer tal coisa, mas ela disse que os verdadeiros culpados eram... uns amigos nossos! Ainda por cima dos Açores.
Agora é que tudo se complicava!
A professora com pena veio em nosso socorro e explicou. A tal palavra é uma ferramenta que quer dizer que é bom, em alguns casos, copiar algumas práticas sempre que as mesmas forem boas, úteis e necessárias.
Tudo bem e porque é que os nossos amigos dos Açores tinham a culpa?
Anabela Santos disse...
Olá, meninos da Turma da Abelha. Achei o máximo o tema da semana ser O Livro. E já agora, como o meu "negócio" é TIC, deixo a sugestão de construírem um livro digital com a vossa história.

No Tikatok é fácil!
Nós já fizemos um:
Beijinhos
BLOGando na Escola
Maio 12, 2009
-----
Aqui está a razão da culpa. Uma sugestão fantástica e que iremos explorar. Não sei se teremos possibilidades de o fazer já nesta semana, mas... fica. Quem sabe se não lançamos o desafio aos nossos Amigos Escritores para fazermos um em parceria. Sim porque ontem a Professora Maria José disse...
Olá amiguinhos e amiga Isabel!
É com muito gosto que venho visitar o vosso cantinho! Vi que estão nas leituras... Sabiam que os vossos amigos escritores adoram ler?! Todas as semanas vão à biblioteca da escola requisitar livros. Talvez seja influência da professora que também devora livros! Eu era uma presença constante na Feira do Livro de Lisboa, agora tenho menos tempo...Beijocas e boas leituras :)Brevemente daremos mais notícias!
Maio 12, 2009
---
Ora como eles gostam de ler, nós também, temos esta sugestão do livro... vamos a isso! Vamos escrever um mail a propor este desafio e depois... vamos a ver.
Um por todos, todos por um.

12 de maio de 2009

Um Livro, um Mundo



Olá amigos,

Depois da semana que dedicámos ao riso, esta está a ter um tema: o Livro.

Não podemos esquecer que está a decorrer a feira do livro e, pensando nisso, resolvemos dedicar mais tempo ao livro.

Estamos a fazer várias actividades relacionadas e, principalmente estamos a ler muito, quer individualmente, quer para todos os colegas. Isto de ler para outros é muito giro. Estamos a pensar escrever uma história e depois fazer a sua representação.

Vamos a ver se vai dar.

Para já fica a ligação para o sítio da Feira do Livro, é só carregarem aqui X . Façam como nós: estamos a seguir tudo pelo Twitter. Assim, têm acesso a todas as novidades e na hora.

Beijinhos e ...

Até já

11 de maio de 2009


Quase todas as semanas somos visitados pelos nossos amigos Curiosos à Vista e pela sua professora que nos desejam sempre uma boa semana. Ora aqui está uma prática gira. Vamos tentar fazer o mesmo com os amigos. Se não der com todos, pelo menos com alguns que iremos variando de semana a semana.

Para todos os amigos e especialmente para os Curiosos à Vista e para a sua professora uma boa semana

Curiosos à Vista! disse...
olááá amiguinhosssscomo sempre, trazem notícias e novidades muito interessantes.Beijinhos grandes e desejos de uma excelenteee semanaaa
Maio 11, 2009
Beijinhos
Até já

Amizade

Recebemos mais um prémio. Este prémio veio de um sítio muito bonito e que se chama "Cousas do noso cole ". Para verem onde fica vão ao google maps, coloquem Galicia, Ferrol e ... já está!
Quanto ao prémio é claro que estamos muito contentes e estamos bzzz zbbbbbsznbszzzz. Obrigada.
Um beijinho
Até já.

Come a sopa ou...


Olá amigos,

Hoje começámos o dia a falar de sopa. Pois... nem sempre gostamos, nem sempre a queremos, mas hoje falámos da importância que a mesma tem.

Começámos por discutir quando é que a devemos comer:no início ou no fim da refeição. Dizem as pessoas, que estudam estas coisas da alimentação, que deve ser no início, pois assim ela ajuda a saciar a fome e regula o apetite, o que vai ajudar a controlar a obesidade.
Ficam algumas razões para comermos a sopa... toda.
- É de fácil digestão;
- É saciante;
- Regula o apetite;
- Tem uma grande riqueza de vitaminas e minerais;
- Previne a obesidade;
- É importante para o bom funcionamento intestinal;
- Regula o colesterol.
Agora já sabes, come a sopa toda ou... ficas sem todas estas coisas boas que ela te dá.
Beijinhos,
Até já.

8 de maio de 2009

TGIF



Olá amigos,

Estamos quase a chegar ao final da semana

e... já o merecemos.

Esta semana aprendemos muitas coisas novas. Segurança e Ambiente foram duas das áreas mais trabalhadas.: fizemos um exercício de segurança rodoviária e de prática ambiental. Também aprendemos novas coisas na área TIC: a marcar e a partilhar caminhos no Google Earth.

Agora vamos brincar, principalmente amanhã porque no Domingo está previsto chover em Portugal.

Um grande beijinho para todos.

Açores

Olá amigos,
Cá andamos atarefados e hoje o tempo mudou e por isso pode ser que a professora nos deixe vir aqui um pouquinho mais.
Hoje lemos outra vez o jornal e vimos que os Açores lançaram hoje uma campanha publicitária. Mais giro foi quando vimos a mensagem que os nossos amigos dos Açores nos enviaram. Aqui fica ela.

Anabela Santos disse...
Olá meninos e meninas da Turma da Abelha e prof. Isabel. Foi muito interessante a vossa visita de estudo. Pela atenção que demonstram nas fotografias, devem ter aproveitado para aprender imensas coisas novas. Se quiserem ver um filme feito com bonitas fotografias da ilha Terceira, vão ao nosso blogue do ano passado, o TICando na Escola.


Beijinhos Prof. Anabela
Maio 07, 2009
-----------------------------
Claro que vamos espreitar para ver as fotos, mas também nós resolvemos oferecer fotos que a professora Isabel tirou o ano passado, em Julho, durante as festas na Ilha Terceira.


Já agora contamos uma história gira e que tem a ver com a forma como a nossa professora chama aos Açores... ela chama de Ilhas A Cores... giro não é! Ela diz, e as imagens que ela nos mostrou são tão giras, que são tantas as cores. Nós o que mais gostámos de ver foi as piscinas naturais e as vaquinhas a passearem.

Beijinhos

Até já

----


Anabela Santos disse...
Que surpresa! Obrigada pelo interesse que demonstraram pela nossa mensagem. Pelo que vejo a prof. Isabel desfrutou bem as festas Sanjoaninas, as maiores da Ilha Terceira.

Passámos para fazer um convite: Venham festejar connosco. Atingimos as 10000 visitas. Passem no BLOGando na Escola e levem o nosso selo.

Beijinhos
Maio 08, 2009

7 de maio de 2009

Museu Nacional dos Coches

O prometido é devido. As nossas fotografias do passeio ao Museu dos Coches. O espaço onde o mesmo está instalado era um Picadeiro Real. Este era o local onde praticavam jogos com cavalos. A família real e outros nobres assistiam a esses jogos das galerias onde se encontram os coches.
O Coche é um meio de transporte puxado por um animal.
Nos coches trabalhava o Tronqueiro e os Moços de Tábua. Eram eles que conduziam os animais e que abriam e fechavam a porta do coche e ajudavam os Reis e as Rainhas a descerem.
Foi uma visita muito bonita. Esperamos que outros amigos tenham a possibilidade de o visitar.

Até já

Ecologia e Segurança

Olá amigos,
Cá estamos nós a contar como foi a nossa viagem ao Museu Nacional dos Coches.
Aproveitámos esta viagem para colocarmos em prática coisas do ambiente e da segurança. É verdade. Praticámos o que tínhamos estudado e a professora fez uma avaliação sobre tudo o que se passou. Correu bem e ficámos muito contentes.

Quanto à ecologia o que ficou fizemos foi: respeitámos os jardins, as fontes, as casas e todos os outros locais por onde passámos. Os detritos que víamos eram apanhados e colocados num saco que depois foi depositado no lixo. Alguns de nós, e só esses, eram os responsáveis por esta tarefa e para isso levavam luvas e sacos. Felizmente apanhámos pouca coisa. Ainda bem.

Na segurança praticámos a deslocação a pé no passeio, o atravessar da estrada e o pedido de informações a um senhor polícia. Também tivemos um teste surpresa. A professora deixou cair uma bola que levava para a estrada... e... MUITO BOM. Ninguém correu a tentar apanhá-la.
Se carregarem aqui x podem ver o trajecto que fizemos. Para isso têm de ter o Google Earth instalado.
A professora disse que mais uma vez voámos alto.
Um beijinho e...
Até já.

6 de maio de 2009

Amizade


Vamos brincar e esperamos que todos os nossos amigos o consigam fazer também.

Até amanhã.

Sustentabilidade


Olá amigos,
Com estes dias tão bonitos o intervalo é mesmo necessário e a nossa professora faz questão disso:intervalo é na rua.
Hoje fomos ao Museu dos Coches.
Muito bonito e mais logo a professora irá colocar as fotografias. Pelo menos assim foi o combinado.
Continuamos a falar do nosso planeta de ecologia e temos mais um filme no nosso canal do You Tube. Foi uma risota a ~escolha e a colocação dos sons. Vejam-no e depois digam alguma coisa.
Beijinhos e ...
Até já

5 de maio de 2009

Triplo A - Amigos, Abelha e Ambiente


Isto de ter amigos é BOM. Escrevem-nos, colaboram nas actividades e ajudam-nos a superar as dificuldades. Quando os amigos nos escrevem também é muito bom.

Deixamos para os amigos Escritores o álbum que temos e que possui a nossa/vossa abelha em posição de voo constante. Sempre de olho em nós eh eh eh. Como dissemos nos post anterior os álbuns vão sendo actualizados por isso de vez em quando é uma espreitadela.

Professora Maria José disse...
Olá lindos amiguinhos ... não páram um pouquinho!Têm sempre imensas actividades muito interessantes!Nós por cá temos andado, com muito trabalho como assim o exige um 3º Ano! Esperem só para ver!!!Até nos ausentámos um pouquinho do nosso blog...Mas já regressámos! Hoje é FERIADO no concelho onde moramos: Sesimbra!!!A Profª aproveitou para actualizar o blog!Vejam o que fizemos para as nossas mães!Beijocas e voltaremos em breve!!!!!E a Abelha? Onde ficou colocada na vossa sala de aula? No tecto?!Beijinhos para todos e para a Profª amiga Isabel!
Maio 04, 2009


Um beijinho grande para todos.

.............................

Curiosos à Vista! disse...
que máximoooooo vocês são uns super amigos do ambiente!!! beijinhosss para todos
Maio 05, 2009


Olá amiguinhos, olá senhora professora. Nós vamos muitas vezes ao vosso sítio, quer aqui, quer em casa e gostamos sempre muito.

De facto estamos muito empenhados na preservação desta nossa casa. sabemos que também estão e isso é bom.

Um grande beijinho.

Até já

Rir... é um bom remédio.

Olá amigos,
Hoje deixamos aqui as primeiras fotos da nossa semana do riso. É verdade, durante uma semana procurámos rir, mas com vontade.
Realizámos jogos, lemos histórias, poemas e vimos filmes. Foi um rir sem parar. No final ainda fizemos uma votação destinada a eleger qual a actividade que nos tinha feito rir durante mais tempo.
Foi... .... .... uma poesia. É verdade, e o mais engraçado é que só rimos passado algum tempo... tivemos de compreender e depois... ainda há pouco rimos quando a publicámos.
Por falar em publicar, já sabem que a nossa galeria de fotografias está a crescer todos os dias. Vamos juntando fotos novas a actividades antigas e vamos criando galerias novas.

Beijinhos e
Até já

4 de maio de 2009

Plantar uma Árvore


Continuamos no caminho para nos tornarmos uma EcoTurma.
Fizemos o nossos manifesto onde cada um disse o que estava disposto a fazer para melhorar o ambiente.
Agora, e nos nossos tempos livres, estamos a planear uma série de actividades para realizarmos tentando que os nossos colegas também queiram ser o mais ecológicos possíveis.
Se algum amigo tiver ideias para desenvolver, quem sabe se até em conjunto, é enviá-las.
Também estamos a envolver os nossos maiores nesta ideia e está a ser muito giro.
Até já

Profissões



KidZania abre na próxima quinta-feira. É um parque temático onde podemos ser bombeiros, polícias, jornalistas e muitas outras profissões. Sessenta no total.

Este tipo de parque só existe no Japão, Indonésia e no México, vai ficar no Centro Comercial Dolce Vita Tejo.

Por agora as escolas podem solicitar visitas gratuitas.

Até já.

Ler Jornais é saber mais



Olá amigos

Estes dias foram muito bons, foi brincar e brincar e brincar. O tempo esteve bom e até apetecia sair de casa. Algumas de nós foram à praia. É verdade.

Hoje começámos a aula a ler o jornal, um daqueles gratuitos. Vamos começar a fazer isto muitas vezes. É giro ver as notícias e descobrir coisas engraçadas, por exemplo: Sabem que a Torre Eiffel, um dos símbolos de Paris, fez ontem 120 anos. É verdade. Isto e muitas outras coisas está hoje no jornal. Mais para a a frente colocamos outras curiosidades.

Beijinhos e até já

3 de maio de 2009

Desafios

Olá meninos,

Que tal estes dias de descanso? Vi que fizeram os trabalhos e com bons resultados. Parabéns.

E hoje? deram um grande, um enorme, um gigante beijinho às mães? Sei que sim e ainda bem

Espero que o descanso tenha sido bom pois temos muitas coisas novas para fazer: um filme sobre a segurança em várias áreas, a continuação do trabalho sobre a nossa mascote e mais uma série de outras coisas.

A nossa Amiga Rita do Letrinhas lançou um novo desafio e este mês vamos participar. No mês anterior não foi possível, mas neste mês temos todas as condições para entrar no desafio.
Vá, vamos lá a ter vontade
@IsabelMM

2 de maio de 2009

Conviver é viver



Olá meninos,

Com dias assim é importante brincarem na rua, procurarem os vossos amiguinhos e conviverem. Claro que devem dizer aos pais onde estão e seguir os conselhos que eles vos dão.

Atenção às fichas que estão na Sala de Aula do moodle. Na Língua Portuguesa devem primeiro ouvir a história e depois responder às perguntas. Quem tiver dificuldades ou perguntas erradas deve ler a matéria na página correspondente. Se quiserem podem falar comigo mais logo das 19h00 às 20h00 na Sala de Aula.

Os poemas são pássaros que chegam

não se sabe de onde e pousam

no livro que lês.

Quando fechas o livro, eles alçam vôo

como de um alçapão.

Eles não têm pouso

nem porto alimentam-se um instante

em cada par de mãos e partem.

E olhas, então, essas tuas mãos vazias,

no maravilhado espanto de saberes

que o alimento deles já estava em ti...

Mário Quintana

Beijinho e divirtam-se.

1 de maio de 2009

Dia do Trabalhador


Olá meninos, olá amigos,
Hoje é Dia do Trabalhador e nem vou elaborar sobre o mesmo porque muitos dos nossos amigos o fizeram e por isso... vamos pesquisar e visitar os amigos. É um o dois em um. Não esquecer de deixar um comentário, um beijinho de saudação.
Por falar em dia do trabalhador hoje tivemos a visita da nossa grande Amiga Rita. Aqui fica o que ela nos disse:
BE/CRE da E.B.1 Albufeira Nº1 disse...

Olá meus amigos!!!!
Finalmente arranjei um tempinho para vos visitar. Tenho andado atarefadíssima com a preparação de actividades na Biblioteca, com as actividades de enriquecimento curricular e com a exposição de trabalhos das actividades. 
Uffa, estava mesmo a precisar deste dia extra para descansar...
Espero que façam o mesmo e que se divirtam muito, muito, muito neste fim-de-semana prolongado.
Beijinhos grandes para todos vós e um muito especial para a Professora Isabel.
Rita