28 de maio de 2009

Fungágá da Bicharada


PARABÉNS PELOS 125 ANOS

O Jardim Zoológico (JZ) comemora 125 anos de existência. Com mais de um centenário de história e tradição, o primeiro parque zoológico da Península Ibérica tem apostado na remodelação do seu espaço, para melhor desempenhar o seu papel mais importante: a preservação e a conservação animal.
Por ocasião da celebração dos 125 anos do JZ, o Presidente da República esteve presente no Zoo, para se associar à festa e verificar a renovação operada no espaço.
Nesta ocasião foi também prestada uma homenagem a Felix Naharro Pires, Presidente e Benemérito do Jardim Zoológico entre 1980 e 2000, que tanto se empenhou pelo seu engrandecimento.
Com mais de um século de vida, o Jardim é um espaço cheio de histórias, e por isso, foi feita uma recriação do dia da inauguração do Jardim Zoológico, com uma parada de época, organizada pela Associação Acordar História Adormecida/Museu das Crianças e com a colaboração da GNR, que marcou presença com a carruagem que conduziu a família Real ao Jardim. Todos os intervenientes da época, nomeadamente o Rei D. Fernando II e Barbosa do Bocage, estiveram presentes, sendo este momento um dos pontos altos das comemorações!
Entre as zonas onde se registaram mais inovações estão o Templo dos Primatas, que agora acolhe Gorilas, Chimpanzés e Orangotangos, o Reptilário, o Vale dos Tigres e as instalações dos Rinocerontes-indianos e dos Rinocerontes-africanos. As alterações feitas foram ao encontro de uma maior semelhança com o habitat natural das espécies procedendo-se á introdução de mobiliário, de plataformas, cordas, água, correntes e muitas estruturas próprias para estimular o comportamento natural dos animais.
De acordo com a Administração do Jardim Zoológico, “ao longo da sua história, o JZ tem desempenhado não só um papel fulcral na conservação de espécies animais mas, também, se tem centrado na vertente pedagógica. Queremos permanecer no imaginário de todas as gerações e continuar a ter um papel activo na divulgação do respeito pela vida animal.”
Classificada como Instituição de Utilidade Pública desde 1913, o Jardim Zoológico acolhe cerca de 2000 animais de 360 espécies e recebe, todos os anos, muitas centenas de milhares de visitantes.
Para celebrar os seus 125 anos, o Jardim Zoológico vai estar em festa: todos os Sábados e Domingos dos meses de Maio e Junho vão contar com muita animação e diversão. No JZ, os visitantes vão poder contar com pinturas faciais, esculturas de balões, personagens cómicas, monociclo e também malabarismo. Esta oferta proporcionada aos visitantes está incluída no Bilhete Único e é, sem dúvida, um óptimo motivo para visitar o Jardim Zoológico.
E porque o JZ quer comemorar esta data com todos os visitantes.


Com o intuito de homenagear os 125 anos desta instituição, o National Geographic Channel Portugal estreia 'A Criar a Natureza: Jardim Zoológico', no Domingo, dia 31 de Maio, às 22:00h. Os telespectadores vão ficar a conhecer a sua história, a forma como a natureza é criada artificialmente e como é gerido o programa de conservação e acasalamento de espécies em vias de extinção, bem como o posicionamento didáctico do JZ.
O Jardim Zoológico foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica e, actualmente, acolhe cerca de 2000 animais pertencentes a cerca de 360 espécies. A principal missão do Jardim Zoológico é desenvolver um parque, tanto zoológico como botânico, com um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, trabalhando a investigação científica e programas de enriquecimento ambiental. Aliados a estes factores estão as vertentes pedagógicas e lúdicas.

Vá, Vamos Lá.

Até já

1 comentário:

Anabela Santos disse...

Ufa!
Aprendi imenso com este Post.
Que bonita homenagem ao Jardim Zoológico de Lisboa!

Se quiserem ver o que são cracas, vão ao BLOGando. Só para vocês, a minha melhor foto de umas cracas bem saborosas.
Beijinhos
Prof. Anabela

Bookmark and Share