31 de outubro de 2009

Feliz dia das Bruxas

Dia das vassouras voadoras brrrr... ou dias das abóboras furadas e decoradas eh eh
Cada qual desenvolveu à sua maneira e muita coisa bonita surgiu neste dia dedicado a coisas diferentes. Os nossos amigos Escritores resolveram matematicar com as bruxas. Leiam o que nos disseram:
Professora Maria José disse...
Olá novamente!Estamos a ver que as abelhinhas se tornaram verdadeiras leitoras!!!Nós por cá, aliámos a Matemática ao Halloween, e adorámos! Resolvemos um verdadeiro problema de bruxas!Até breve!Beijinhos a todos e um xi-coração à Profª Isabel!Boas leituras!Os amigos Escritores e sua professora
Outubro 30, 2009
Viram? Nós dedicámos o nosso engenho e arte à expressão e o que deu foi o que podem ver a seguir:
A adesão foi muita. Outras Mestras vieram divertir-se connosco. Assim é que gostamos.
Beijinhos para todos.
Até...

30 de outubro de 2009

Quem lê seus males espanta... até as bruxas.

Olá amiguinhos.... brrr.... que medo... bruxas e bruxedos.... zás trás pás... vamos à leitura que é mais pacífico. Também é giro o dia das bruxas. temos fotografias e vamos mostrar um dia destes. Para já um beijinho as amiguinhos Escritores de Palmo e Meio que nos deixaram esta mensagem:
Professora Maria José disse...
HAPPY HALLOWEEN a todos!!!
Os amigos Escritores e sua professora :))
Outubro 30, 2009

Para estes nossos amigos e para a Senhora Professora e amiga da nossa um enorme beijinho.
Mas nós temos andado muito atarefadas a voar pelas áreas da leitura. Assim, resolvemos fazer um concurso para ver quem conseguia, perante um Júri, fazer uma leitura que entusiasmasse. Foi um sucesso. Todos lemos muito e bem. Vejam as fotografias:

Se visitarem os nossos álbuns podem ver a forma como este e outros projectos se desenvolveram. A professora Isabel coloca lá os objectivos, as dimensões e os indicadores.
Até já!

26 de outubro de 2009

Lisboa

Olá a todos os amigos,
Estamos a iniciar um novo projecto com os amigos de outras escolas. Vamos falar com eles da cidade onde vivemos. Para isso estamos a fazer o levantamento fotográfico da zona envolvente à nossa escola. Nós temos a sorte de estar numa das zonas mais bonitas de Lisboa.
Vejam a reportagem fotográfica e digam lá se não temos razão?


Pois é! E ainda o que falta. Brevemente actualizaremos este álbum e disso daremos conta.
Professora Joana. Já sabemos temos uma resposta para si. Mestrado é quando uma Abelha se dedica ao estudo de um tipo específico de mel. Depois de o estudar tem de o produzir validando todo o processo... ufff ... isto é complicado e difícil. Ainda bem que não somos Mestras.

25 de outubro de 2009

Feeding

Olá amiguinhos,
Continuamos... a falar de alimentação e com problemas no acesso à Internet. nada disso é relevante quando vamos encontrando alternativas à colocação dos nossos post's neste nosso diário. Hoje queremos mostrar o trabalho que fizemos com a professora Dionísia. Ora vejam:

É importante dizer que a professora Dionísia ajuda-nos a aprender Inglês. Aprendemos o nome de muitos alimentos. Brevemente teremos um post escrito por ela.
Aproveitamos para dizer que colocámos mais fotos no álbum dos sólidos.

A Mestr(e)a Joana

Olá amiguinhos,
Hoje venho eu aqui porque não poderia deixar passar a visita da Mestr(e)a Joana. Fiquei, e tenho a certeza que todas as abelhas ficaram bzzzz com a visita desta nossa amiga. É sempre bom estas passagens para avivar a chama da amizade e demonstrar que afinal não somos apenas hubs. Isso é importante. Afinal investimos no trabalho, damos a conhece-lo. Esperamos em troca a partilha e a amizade, ou seja, o comentário a sugerir, a corrigir ou a elogiar. Este é o caso da Joana. De vez em quando... aqui está ela. Antes de continuar vamos ler o que ela nos disse:

Joana disse...
Olá Abelhinhas e Prof. Isabel!!
Continuo a acompanhar-vos e a espreitar o que têm feito, os vossos trabalhos e aprendizagens, a amizade com todos os vossos amigos com quem comunicam através deste espaço maravilhoso online... mas hoje fui surpreendida! Li a mensagem que a Maria da Cruz vos deixou, aluna Crescida e amiga muito querida que tive no Projecto Teclar, como sabem e a vossa resposta! Fico muito contente por também continuarem a lembrar-se de nós e continuem a visitar o blogue do Teclar, que apesar de não se manterem as actividades presenciais do projecto, continuarmos em comunicação à distância. É verdade que tenho continuado "a fazer mel", agora com alunos Crescidos do ensino superior, no Instituto de Educação (antiga FPCE), da Universidade de Lisboa, e terminei à pouco tempo uma grande tarefa: a minha dissertação de mestrado! Sabem o que é? Beijinhos grandes para todos com carinho!! Continuem a trabalhar com afinco e a aprender muito e bem, com a ajuda preciosa da Professora Isabel.
Joana
Outubro 23, 2009

Pois é. Há que dar desde já os parabéns pela conclusão do Mestrado. Não vou dizer muito mais pois isso é tarefa da Turma da Abelh@. Por fim, é mister dizer adorámos esta visita, todas as suas visitas e que o Twitter é, ainda, o campo onde a vamos encontrando.
Um beijinho e parabéns.

PS: Este espaço volta de novo à posse da Turma.

@IsabelMM

22 de outubro de 2009

A Abelha Mestra

Olá amiguinhos,
Hoje tivemos a visita de uma outra Mestra, a Maria da Cruz. Antes mais nada convém dizer que esta Mestra ensinou muitas e muitas abelhas a procurarem o seu mel, a encontrarem caminhos alternativos, emfim... ENSINOU muitas abelhinhas a serem ABELHAS e fundamentalmente PESSOAS. Sempre que ela por aqui passa ficamos muito contentes bzzzzzzzz... ora leiam o que nos disse:
Maria da Cruz disse...
Olá, Amigas Abelhinhas!
Há já uns tempos que não vos dou notícias minhas! Não quero que pensem por ter acabado o nosso Projecto Teclar com a nossa querida JOANA, eu vou esquecer estes amiguinhos! Não, meus queridos! Gosto de conversar convosco e com a vossa simpática professora de quem fui colega, pois, também ensinei muitos meninos da vossa idade. Quero informar que vamos continuar a frequentar as aulas de informática na mesma Escola, onde, durante cinco anos, tanto aprendemos com a nossa Professora Joana. Estive para não continuar, mas como o grupo antigo se inscreveu, entusiasmei-me e fui também. Assim, podemos continuar a cultivar a nossa amizade que dura há quatro anos. Quero dizer que gostei muito de "espreitar" a vossa sala de aulas, e fiquei com a certeza, de que é muito agradável. Reparei que estavam numa aula de expressão plástica, fazendo sólidos geométricos. Por agora só me resta enviar um grande beijinho para todos e para a Professora ISABEL.
MARIA DA CRUZ
Outubro 21, 2009

A Turma da Abelh@ envia um grande beijinho para a Mestra Maria da Cruz, a professora Isabel associa-se também e aproveitamos para junto enviar também à professora Joana que anda por aí a fazer mel e do bom. Beijinhos
Até já!

21 de outubro de 2009

Quando chove...

Olá amiguinhos,
uff uff ... que dia de chuva! Chegámos todas molhadinhas. A professora teve um trabalhão enorme em secar as nossas asinhas. Sim, as abelhas não trabalham com as asas molhadas, podem cair e aleijar-se. Obrigada Mestra!
Sólidos... andamos a fazer revisões. Vejam as fotografias.

O nosso blogue é o diário do que fazemos. Aqui colocamos também o que nos vão dizendo. Temos sentido a falta de diálogo mais forte com os nossos amiguinhos. Não conseguimos que viessem connosco até ao Twitter, mas estamos a pensar ir para outro local que permita mais comunicação. O que acham disso? Acham que existe um local assim?

Enquanto pensam vejam o que nos disseram estes amigos:

EB1 JI Torreira - Fregim disse...
Na nossa escola estamos a realizar um concurso de saladas, a decorrer durante esta semana.
Visitem o nosso blog e vejam como são atractivas, coloridas e saborosas as nossas saladas.
Professora Flora Queirós
Já viram se em vez do blogue isto fosse, por exemplo, o Facebook? Poderia existir uma conversação mais intensa. Andamos a pensar nisso. Para já dizemos a estes amigos que as saladas que vimos no espaço deles parecem MARAVILHOSAS. Amigos de todo o lado, não percam.

Até já.

20 de outubro de 2009

Comer é Conviver

Estamos a estudar a Alimentação. Começámos já há algum tempo, aproveitámos o dia Mundial da Alimentação e ainda não parámos o seu estudo. Temos feito coisas engraçadas. Fizemos pesquisas em revistas , jornais e folhetos. Com esse material construimos a nossa roda dos alimentos.Vimos um PowerPoint e finalmente validámos os nossos conhecimentos com uma ficha de trabalho. A professora Augusta e os seus alunos, que são do 4ºano, ensinaram-nos uma canção sobre o tema. A letra foi escrita pela sua professora. Adorámos!

19 de outubro de 2009

Com rumo certo

Olá amiguinhos,
Continuamos a voar em muitas direcções, mas com rumo certo. Isso é que é importante. Continuamos a ter muitos amigos a visitarem-nos e nós a não conseguir responder. Não desistiremos.
Para já fica a mensagem dos amiguinhos da escolinha dos lápis. Ora leiam:
Escolinha dos Lápis disse...
Olá!
A Escolinha dos Lápis oferece-lhe com muita amizade o seu selo das 10000 visitas.
Passe no nosso blog. Um abraço deste cantinho à beira mar plantado.
Outubro 18, 2009
Parabéns. Este sucesso é o resultado do trabalho e isso é bonito. A Turma da Abelh@ vai voar muitas vezes para esse lado.
Até já.

18 de outubro de 2009

Plano Nacional de Leitura

Olá,
Cá estou eu a substituir-me à Turma, mas tem de ser.
Hoje venho relatar a visita que fizemos à biblioteca de Belém. Para além de visitarmos amigos, como a Teresa, um enorme beijinho para ela, fizemos um trabalho muito engraçado.
vamos tratar uma história da qual não sabemos nada. Nem autor, nem título. Temos pequenas palavras como pistas. Essas palavras eram retiradas, imaginem, de uma colmeia. Depois com base nessas palavras construimos a nossa história. O próximo passo vai ser a sua ilustração. mais tarde iremos ouvir a Teresa a ler a história e... surpresa!!!. vamos comparar com a nossa.
Vejam as fotografias desta primeira fase da história.


PS: este post foi escrito pelos alunos no computador e eu estou a colocá-lo no seu espaço. Contingências de uma nãonet! @IsabelMM

14 de outubro de 2009

Amigos para sempre

Olá amigos,
A nossa amiga e colega Jandira ficou doente. Dizem as notícias que a situação não é grave, apenas preocupante e a necessitar de vigilância médica. Teve, por isso, de ficar internada. Como não podemos ir todos nem transportar para lá a nossa sala de aula, vamos enviar uma delegação à visita. Todos nós elaborámos uma cartinha que vai ser levada pelos nossos colegas e lhe vai ser entregue.
A nossa Abelha Mestr@ ainda tentou criar as condições para que a Jandira nos visse na Sala de Aula. Não foi possível porque a nossa Internet também está doente e em estado muito grave.
As melhoras para a Jandira
Até já
PS: Esta história é passada e teve um final feliz. A Jandira já está connosco. Só contamos o que se passou agora porque a nossa net está mesmo doente. Apesar de ser uma história passada o registo que fica é original. Tomámos nota no Word e hoje... cá está a história. Ficam algumas fotos para ilustrar o trabalho realizado.

13 de outubro de 2009

A amizade e os Escritores

Olá amiguinhos,
Mais logo contamos as nossas aventuras na Biblioteca, agora queremos falar dos nossos amigos Finalistas Escritores de Palmo e Meio. Eles visitaram-nos e nós estamos radiantes. É sempre assim quando recebemos visitas de que gostamos. Ora leiam o que eles nos dizem:

Professora Maria José disse...
Olá amigas abelhas e querida professora Isabel!

Na nossa sala de aula temos falado em todos vocês! Estamos com saudades vossas, mas o 4º ano não é para brincadeiras! Assim que tivermos um tempinho contamos voltar a utilizar os CTT para vos contactar! Estudem muito e até breve!!!

Beijinhos grandes para todos!

Os Escritores de Palmo E meio e sua professora Maria José :))))
Outubro 12, 2009
Pois é, também nós temos bzzzznado muito sobre os Escritores. Nós também queríamos ser finalistas. Para o ano, até lá temos de trabalhar muito. Nós não temos visitado os amigos porque estamos com muitíssimas dificuldades em aceder à Internet. Ficamos ansiosos pelo vosso contacto e também nós, brevemente, faremos um bate asa na nossa normal troca de correspondência.

A Abelh@ Mestra envia um enorme xi-coração a todos os Escritores e à amiga e Colega Maria José junta um beijinho

Até já

12 de outubro de 2009

Abelhas na Biblioteca

Olá amiguinhos,


Amanhã é dia de retomarmos as nossas actividades na Biblioteca de Belém. A Turma da Abelh@ está muito animada pois vão rever a Teresa.
Vai ser, como habitualmente, uma grande animação.
Depois vamos publicar as fotografias. Para já fica a emoção. É normal esta sensação. Hoje foi tema de conversa as emoções:o medo, o nervoso.
Sentir tudo isto é normal e bom. Não podemos é deixar que as sensações sejam tão fortes que nos dominem. Nós que somos abelhas temos uma máxima: Sempre que temos uma emergência... ficamos calmas. Só assim podemos seguir as instruções para corrigir a emergência. Pois é... aviação à parte, as emoções tomaram conta do dia de hoje.
Hoje também acertámos com o Professor João a feitura de muitas coisas. Brevemente mostraremos as novidades.
Beijinhos

11 de outubro de 2009

Parabéns... 10.000 visitas

Que bom, mais um sítio amigo a crescer, a partilhar, a comunicar. É a grande vantagem da WEB 2.0. Que pena estar a ter tantas dificuldades este ano para publicar. Este é um meio fantástico para potenciar o trabalho dos discentes. Estamos tristes, mas nunca vencida. Vamos ler o que nos disse a nossa grande amiga Teresa:
Teresa Carneiro disse...
Oi amada!
Estou comemorando 10 mil visitas e voce faz parte do sucesso do meu blog!
Se você quiser, traga o selinho para ca... afinal voce é uma das responsaveis pelo sucesso do blog! Bjs Teresa
Outubro 11, 2009

Parabéns, muitos e que os 20.000 venham já aí.

Beijinhos e a Turma da Abelh@ não se esquece de todos.

@IsabelMM

As nossas Desculpas

Olá amigos,

Hoje aqui estou eu, a Mestra, sozinha, porque o que aconteceu é responsabilidade minha. No dia 25 de Abril colocámos uma imagem alusiva ao dia. Esta pertencia ao sítio Brinquedos de Papel. Tal não foi referido no post que na altura se colocou. Agora recebemos o comentário que abaixo transcrevo e que podem ler, no original, no post do já referido dia 25 de Abril.

Brinquedos de Papel disse...
Ola, não me importo que coloque imagens do meu blog desde que não se esqueça de colocar o link de onde as retirou.
Bons trabalhos!
Outubro 09, 2009

Não foi uma acção deliberada e é bom termos sido contactados. Assim, fica o crédito atribuído a quem pertence.
Até já

1 de outubro de 2009

Curiosos à Vista

Olá amiguinhos,
As revisões etão a chegar ao fim e o teste a aproximar-se, este ano vai ser assim, muitos testes e muito trabalho. A Abelh@ Mestra está com muito bater de asa e nós... é só turbulência (palavra que aprendemos hoje quando o Daniel caiu depois da Mestra ter passado por ele eh eh eh).

A professora Ana Cristina dos nossos Amiguinhos Curiosos à Vista, não esquecer que têm um novo sítio, disse-nos o outro dia para colocarmos um espaço para pequenos recados, porque o espaço dedicado aos comentários não é amigável.

Falámos disto na aula, discutimos o assunto e fizemos um quadro resumo onde colocámos as várias hipóteses e as vantagens e as desvantagens de cada uma delas.

Não vamos colocar o mural para recados. Esta foi a decisão.

Isto aconteceu porque existem muitas escolas onde o programa que protege o sistema informático da escola não deixa que o mesmo funcione. Bloqueia. Assim, gostámos muito da ideia da Professora Ana Cristina (obrigada), mas pelo que dissemos não vamos colocar o mural. Já sabem que podem comunicar com a turma através do mail, do YouTube, do Twitter, do sítio destinado aos nossos álbuns fotográficos ou através de comentários neste nosso diário. Foi o que fez a Professora Teresa Carneiro. Ora leiam:

Teresa Carneiro disse...
Ola queridos! como foram as férias? descansaram???
aqui no Brasil as grandes ferias ainda não chegaram...mas agora estamos já na Primavera, o que significa que falta pouco...bjs para vocês e um excelente ano letivo!

Olá, bem vinda, a Turma da Abelh@ diz obrigada, informa que todos tiveram umas boas férias, que estamos cheios de trabalho e que também nós gostamos muito da Primavera. Os campos ficam verdinhos e podemos brincar mais tempo na rua.
A professora Isabel envia também um grande beijo.

Até já