30 de abril de 2009

Lego para todos


A maior exposição nacional de peças em lego do país está na Lourinhã.
Numa área de 800 metros quadrados existe uma cidade gigante, temas das sagas Indiana Jones e Guerra das Estrelas, veículos dos filmes do Batman, castelos, uma cidade de cowboys, robots, figuras em movimento, comboios, automóveis e naves espaciais.
Cerca de um milhão de pequenas peças é quanto foi necessário formar os vários conjuntos de lego, alguns dos quais são únicos a nível mundial, uma vez que não estão à venda pela marca Lego e resultam da imaginação dos coleccionadores, como o templo indiano Taj Mahal ou um carrossel de diversões robotizado.

Aqui fica esta ideia. Quem sabe não vão poder ir!.

Agora sim... Bom fim de semana e beijinho para todos os amigos

aaaaaatttttcccchhhhiiimmmmmm


Olá amigos... TGIF... pequena a semana, mas muito cheia de trabalho...

Nesta última semana temos ouvido falar tanto de gripe que, sendo nós abelhas, ficámos um pouquinho preocupadas. A nossa professora disse que não existe motivo para isso... uffff. Ainda bem. E deixou os conselhos que também deixamos a todos os amigos. Carregar em cima da figura para aumentar o seu tamanho.

E pronto, vamos comemorar o dia da mãe, assistir ao dia do trabalhador e brincar muito. O tempo vai aquecer e o céu vai limpar. Porque ainda é tempo... toca a divertir.
Bom fim de semana.

Dói... dói e OficinArte


Olá amigos,

Apesar do acidente de ontem, em que uma das abelhas ficou com uma grande ferida na cara, estamos todos muito contentes e com vontade de fazer muitas coisas.

A abelhusca lesionada envia a todos os amigos Curiosos à Vista e à Mãe Céu um grande beijinho e diz OBRIGADA.

Para já ficam as fotografias de uma actividade, que irá ter mais sessões, destinada a produzir imagens do nosso símbolo.

Observem as fotos e nós prometemos que iremos explicar em detalhe o que andamos a fazer.


Até já

29 de abril de 2009




bzzzz fiufiu fiuu ... bzzzz... pois é, estamos a assobiar para o ar... ui ui... uma queda, uma grande ferida e uma grande coragem da nossa colega.
A professora ficou triste porque tínhamos falado do cuidado que devíamos ter durante as actividades e, principalmente, porque umas das abelhinhas se aleijou... aconteceu. Não devia, não pode acontecer, mas aconteceu.
Hoje levamos para casa trabalho...

cabóingggggggggggggggggggg

Beijinhos e um grande e especial para a abelhinha que está menos contente porque lhe dói muita coisa.

Amanhã vamos reflectir sobre o que aconteceu.

Até amanhã.
------------------------------------------------------

MIMINHOS
-
Curiosos à Vista! disse...
oohhh...mas que aborrecimento....só esperamos que a abelhinha magoada já esteja curada :) beijinhos grandessssssssss
---------------------
Céu disse...
Olá, Abelhitas!Parece que o dia hoje não correu muito bem, não foi?Espero que não tenha sido nada de grave!Beijocas e as melhoras!Espero que passem um bom dia da mãe!
--------------------
Xinha disse...

Olá!
(...)
Beijinhos para todos e espero que a abelhinha recupere depressa!
Beijinhos da Xinha.

.

A quem tem amigos... dói menos...
.
Última hora - Imagem da Abelhinha adoentada com abelhas a confortar

Um desenho para a Mãe

Esta é uma semana enorme, pelo menos parece. Não paramos nem um segundo. A colmeia já cheira a queimado... precisamos de lubrificação... pronto já está...

Aqui ficam mais alguns desenhos para pintar sobre o dia da mãe. Foi a lubrificação: pesquisa de imagens...


Até já.


«Estrelas de Papel» para o Dia da Mãe

Olá amigos,
Continuamos a rir muito, porque fizemos desta semana a do riso, continuamos a falar e a pesquisar coisas para o Dia da Mãe, estamos a fazer trabalhos na OficinArte sobre o nosso símbolo e continuamos a estudar muito.
Para já fica uma ideia da professora para o Dia da Mãe .
Então é assim: A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) vai inaugurar esta quarta-feira, pelas 18:30, «Estrelas de Papel: Livros de Astronomia dos sécs. XIV a XVIII», que reúne um conjunto de obras de astronomia.
A exposição, que conta com Henrique Leitão como Comissário Científico, está integrada nas comemorações do Ano Internacional da Astronomia, celebrado em 2009, e é constituída por quatro núcleos documentais, designadamente «Antecedentes da Revolução Astronómica», «Revolução Astronómica», «Atlas Celestes» e «Astronomia em Portugal».
Estarão patentes obras de Ptolomeu, Sacro Bosco, Afonso X, Regiomontano, Pedro Apiano, Copérnico, Tycho Brahe, Galileu Galilei, Kepler, Riccioli, Hevelius, Newton, Pedro Nunes, Sardinha de Araújo, Manuel Bocarro, Castro Samento, Eusébio da Veiga, Monteiro da Rocha, entre outros.
Mesmo que o programa seja só a visita à Biblioteca já vale a pena.
Até já.

28 de abril de 2009

Prendas para o Dia da Mãe

O dia da mãe aproxima-se e uma boa prenda é sermos exemplares em comportamentos e atitudes.


O cuidado com o planeta e com os animais são actividades que devemos promover e que vão alegrar as nossas mães.

Uma outra actividade que podemos fazer é relacionada com a segurança. Vamos procurar brincar com muita alegria, mas com cuidado de forma a que ninguém se magoe. As nossas mães também vão gostar desta prenda.


Até já

Segurança e Higiene na Escola



Olá amigos,

Foi difícil descobrirmos o que a professora ontem escreveu, mas o Daniel descobriu: carregou na imagem, uma nova página abriu-se, era um tradutor, copiou as palavras em morse para o tradutor e... apareceu o texto e se o desejarmos ouvimos o som. Experimentem.

Hoje é o dia dedicado à Segurança e Higiene. Vamos fazer coisas relacionadas com isso.

Até já

27 de abril de 2009

--- / .--. .-. --- -- . - .. -.. ---

..- -- / -... . .. .--- .. -. .... --- / .--. .- .-. .- / .- / - ..- .-. -- .- / -.. .- / .- -... . .-.. .... .- / . / .--. .- .-. .- / - --- -.. --- ... / --- ... / .- -- .. --. --- ... .-.-.- / .--. .-. --- ..-. . ... ... --- .-. .- / .. ... .- -... . .-..

Dia da Mãe




Vem aí o Dia da Mãe,

Já começámos a pesquisar e encontrámos muitos desenhos para pintar.

Aqui ficam alguns, que resolvemos oferecer a todos os amigos para que os pintem e depois os ofereçam às suas mães.

Aqui ficam:
Até já.

Um copo de sol

Olá amigos,
Esta semana é mais pequena. O sol não tem aparecido muito e por isso tomámos uma decisão importantíssima. Vamos rir.
Decidimos que esta semana vai ser a semana do riso. Vamos rir muito e para isso vamos encontrar e contar histórias divertidas, vamos fazer ou encontrar poemas engraçados e...
Vamos rir, porque rir é um bom remédio para muitas coisas.
No intervalo vamos ver os sítios de uns amigos que parece terem falado de abelhas... zzzzzz Temos de ver e comentar.
Até já.

26 de abril de 2009

Dias da Música

Descarreguem e pintem, mas de preferência vão ver um dos muitos espectáculos que ainda vão acontecer hoje.

D. Nuno Álvares Pereira



Olá meninos.
Hoje, conforme falámos, concretizou-se a canonização de Nuno Álvares Pereira, "O 'forte Dom Nuno', como lhe chamou Camões, e que, para além de ser o patrono do nosso CED, é um exemplo para todos nós e, muito em particular, para vocês que estão na Primavera da vida.
D. Nuno Álvares Pereira é uma das figuras maiores da nossa História, uma figura em que os Portugueses se revêem como símbolo de amor ao seu País, de defesa corajosa da independência nacional, de vontade de triunfar mesmo nas horas mais difíceis.
D. Nuno Álvares Pereira foi um português que soube ser humilde, foi um grande Príncipe, mas fez-se humilde monge e, como sempre, continuou a servir Portugal.
Ontem comemorámos a Liberdade, hoje o reconhecimento do Homem que dá o nome à nossa escola.
Um beijinho para todos e, se puderem, vão ainda aos Dias da Música.
@IsabelMM

25 de abril de 2009

No 25 de Abril há Príncipes e Princesas

Olá meninos,
Este dia de liberdade não é soalheiro, mas está bom para passear um pouquinho, pelo menos aqui pela cidade de Lisboa!
Podes descarregar o desenho, fazer a sua pintura e colocá-lo no peito. Depois é passear com ele. Esta também é uma boa maneira de celebrar o 25 de Abril.
Tivemos mais visitas e ainda por cima reais. Trouxeram-nos a sua participação no trabalho que todos temos a fazer para preservar o nosso planeta. Mas eles têm muito mais, mas isso fica para Segunda-feira. Por agora fica aquilo que nos disseram:

Não há dúvida que a Turma da Abelha se preocupa muito com o Planeta e tem muito boas ideias que todos devíamos seguir! O Planeta agradece...agradecemos Todos!
Beijinhos dos Príncipes e Princesas.

Claro que nós agradecemos e sabemos que todos os Príncipes e Princesas também se preocupam muito com o ambiente. Para todos um grande beijinho e Viva a Liberdade

24 de abril de 2009

daqui...



Um beijinho para todos.

Grândola Vila Morena



Depois de vermos alguns cartazes relativos ao 25 de Abril de 1974, tentámos entoar a canção Grândola Vila Morena.
Os amigos que ouviram dizem que as nossas vozes estavam mais ou menos afinadas(??) . A verdade é que esta é uma data importante e ficámos um pouquinho tensos. Foi mais uma maneira de assinalar os 35 anos do 25 de Abril.

Todas as actividades foram feitas tendo por cenário trabalhos sobre o 25 de Abril, reproduções de cartazes e capas de jornais.

Muitos de nós só agora ouvimos falar desta revolução.
Foi muito giro e aprendemos muito.
Viva a Liberdade.

LIBERDADE

Olá amigos,
Fizemos tantas coisas relacionadas com o nosso Planeta, com os livros e com o 25 de Abril. Já vimos os sítios de outros amigos e todos fizeram coisas giras.
Hoje começámos o dia a gritar. É verdade! Gritámos muito alto a palavra LIBERDADE.
Depois falámos de outras palavras que devem andar de mãos dadas:JUSTIÇA, RESPEITO, AMIZADE e RESPONSABILIDADE, entre outras.
Um beijinho para todos e
Até já.

23 de abril de 2009

O Grande Livro

ufff... que grande dia meninos. Hoje tornaram a voar alto. Assim é que é!
Fizemos um livro enorme, onde todas as turmas colocaram muitos pensamentos. Os nossos amigos mais velhos foram simpáticos e passaram pela nossa sala para nos lerem pequenos contos. Por fim... o grande espectáculo. Muita leitura, muita poesia, muita amizade.
Ficam algumas fotos... a qualidade está péssima... já enviei a máquina para reparação lolololo


Um beijinho para todos e Boas leituras.

@IsabelMM

Pedra Filosofal
.
Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso
em serenos sobressaltos,
como estes pinheiros altos
que em verde e oiro se agitam,
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.

eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma, é fermento,
bichinho álacre e sedento,
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.

Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel,
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa-dos-ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, passo de dança,
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
pára-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultra-som, televisão,
desembarque em foguetão
na superfície lunar.

Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança

Abre o Mundo


Abre um Livro.
...
...
...
...
...
Abre o Mundo!

Na Terra

Bom dia amigos,
Hoje vamos ter um dia muito ocupado: vamos ler, contar histórias, escrever e falar sobre a importância de ler.
Agora que estamos a caminhar com passos grandes para sermos uma eco-turma, temos de ler muitas coisas para sabermos mais sobre o nosso planeta e sobre reciclagem.
Também vamos ouvir uma história sobre o 25 de Abril.

Até já.

Dia da Terra

Aqui fica mais algum do trabalho efectuado. O álbum será alimentado devagarinho e após a conclusão dos vários trabalhos... como sempre!


Beijinhos

22 de abril de 2009

A Terra

Não queremos uma terra doente, porque se ela estiver nós também estamos. Para evitar isso temos de fazer coisas. Todos nós.

A Turma da Abelh@ decidiu, para ajudar a NOSSA Terra, fazer o seguinte:

1 - Apagar as luzes em casa;

2 - Desligar a Televisão no botão;

3 - Reciclar tudo o que for possível;

4 - Andar a pé mais vezes;

5 - Apagar as luzes da sala de aulas

6 - Usar bem a água;


7 - Usar bem as folhas de papel;

8 - Plantar árvores na nossa horta;

9 - Ser amigo dos animais;

10 - Fazermos mais amigos.


Continuamos a trabalhar para termos mais actividades a favor do ambiente.

Até já.

Dia do Planeta Terra



Olá amigos,

Estamos a fazer a nossa reflexão para identificarmos algumas atitudes que devemos mudar ou tomar para ajudar o nosso planeta.

Depois disso escreveremos um compromisso e iremos assiná-lo.

Viva o nosso planeta.

Beijinhos e ...

Até já.

21 de abril de 2009


Nada mais posso dizer do que OBRIGADA, perante tanto carinho. Este problema do ouvido interno não é fácil... mas está quase, estou perto de estar mesmo bem. Aqui ficam mais dois comentários de duas amigas, que à semelhança de outras nos enviaram palavras amigas.


Margarida disse...
Ora vivam todos os meninos da Turma da Abelha? Então como foram essas férias? Adoçaram o coração com tantos docinhos e amêndoas? Pedi para me guardarem duas ou três, fico à espera; não me esqueci? Tem que nos visitar, queremos conhecer a Turma, mais a Profª Isabel? Pareceu-me ou sonhei, que esteve doente, faço votos que tudo se encontre normalizado. Devo dizer-vos que o vosso blog é bué fixe... Devem ser uns óptimos alunos, mas me parece que têm uma excelente Professora? Trabalhem muito e sempre atentos às aprendizagens da vossa amiga Prfª Isabel. Já devem saber que sempre que posso vou espreitar blog e sou aluna da Prfª. Joana, do Teclar.

Abraços para todos e para a Prfª Isabel.

Margarida


BE/CRE da E.B.1 Albufeira Nº1 disse...
Olá meus amigos e ola à Professora Isabel que tem estado doentinha.

Espero que esteja melhor.

Beijinhos grandes da amiga Rita do Letrinhas.


Um beijinho grande para todos e amanhã é Dia da Terra

O Dia da Terra



Olá amigos,

É já amanhã que se comemora o Dia da Terra. Para o fazer é necessário que todos se envolvam, que tomem parte activa na sua defesa. Para isso temos de saber que cada um de nós pode fazer pequenas coisas em defesa do planeta. Por exemplo, hoje sempre que não usarmos o PC vamos desligá-lo. Esta é um pequeno gesto, que se multiplicado por muitos amigos pode dar uma poupança significativa.

Beijinhos, vamos desligar.

Até logo

20 de abril de 2009

Eco-Turma

Olá Amigos,

Já sabem que o Dia da Terra é todos os dias, mas esta semana existe a sua comemoração.
Nós estamos a fazer um trabalho sobre isso e já fizemos o nosso manifesto. Agora estamos a escrever o que cada um quer dar a favor de um ambiente melhor.
A nossa professora está um pouquinho melhor e nós estamos a contribuir para que ela recupere, pois estamos a portar-nos muito bem.
Um beijinho
Até já

19 de abril de 2009

Obrigada

Olá meninos e amigos
Estou quase curada, mas apesar de não estar ainda completamente recuperada, amanhã lá estaremos. Por agora quero dizer BEM HAJA pelas palavras de conforto que me enviaram.
abura disse...
Hola!Te deseo una pronta recuperación.
Un abrazo.
Céu disse...
Professora Isabel, desejo rápidas melhoras! Uma beijoca grande!

Até breve!

Professora Maria José disse...
Pois eu digo:votos de rápidas melhoras e boa recuperação! Força amiga! Amanhã já estarás melhor!

Beijinhos!!!!

Um beijinho, Obrigada a todos e até amanhã!


@IsabelMM

18 de abril de 2009

De molho


Oláaaaa mmmeeennninnnoooss


É verdade, ainda não consegui recuperar.


Continuo a tentar recuperar desta maleita que me procurou e se instalou.


Vamos tentar fazer com que isto volte ao normal.


O problema, como vos expliquei, tem a ver com o ouvido interno, e normalmente passa com repouso e alguma medicação.


Conto estar cheia de força no início da semana. Fica uma figura do ouvido e... depois peçam ajuda para vos explicarem como o ouvido funciona-


Podem encontrar alguns exercícios e trabalhos na página moodle.
Beijinhos e estudem um pouquinho.

@IsabelMM

17 de abril de 2009

Fim de Semana



Amigos,

Foi uma semana sempre na "bisga". A professora parece que anda ainda a fazer esqui, sempre em velocidade.

Ainda nos falta aquele ritmo de competição, como dizem os jogadores, para que os trabalhos apareçam com mais facilidade.

Já prometemos à professora Isabel que a próxima semana será quase normal.

Um beijinho para todos os amigos e bom FDS

Dia dos Monumentos

Olá meninos,
Aqui vai uma ideia para um Sábado diferente.
«Património e Ciência» no Dia dos Monumentos a 18 de Abril.
A Assembleia da República e o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) voltam a associar-se para celebrar mais um Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a 18 de Abril, sob o tema «Património e Ciência».
Estão previstas visitas guiadas gratuitas ao Palácio de São Bento, visitas guiadas à exposição «Arquitecto Ventura Terra (1866-1919) além de outras actividades que visam «aproximar os cidadãos do Parlamento», segundo o divulgado em comunicado.
Paralelamente, vão decorrer actividades especialmente dedicadas aos meninos. «Mil fósseis a meus pés» vai convidar as crianças dos 7 aos 10 anos a identificar os fósseis existentes no lajeado da Assembleia.
Com duração de duas horas (10:00 às 12:00 e 15:00 às 17:00), o percurso recomendado começa na recepção, passando pela Escadaria Nobre, Passos Perdidos, Sala das Sessões, Salão Nobre, e termina no Átrio Principal. O número de participantes deverá situar-se entre os 15 e os 20.
Para outras actividade e outros locais carreguem em cima da fotografia inicial.

Beijinhos.

Fonte:Diário Digital

@IsabelMM

Letrinhas de Amizade

Olá amigos e principalmente Olá Rita do Letrinhas e Turm@miga de Albufeira. Que surpresa maravilhosa e docinha que nos fizeram. Adorámos.
A professora Isabel só ontem é que nos mostrou a surpresa. Nós tinhamos lido, mas... Nada. Foi fantástico e eram mesmo muito boas.
OBRIGADA.
Ficam as fotografias:

Até Já

16 de abril de 2009


Olá,

O Blogue Tertulia de Maestras escreveu-nos e disse:

Pop baixo e recolher o prêmio ... .

Saudações.

Para este Blogue escrevem várias colegas: Jecca, Vanespecial, Zhenda e Casiopea. A elas o Obrigada da Turma da Abelh@.
El Blogue Tertulia de Maestras nos escribió y dije: Pop bajo y recoger el premio ... . Saudações. Para este Blogue escriben varias compañeras: Jecca, Vanespecial, Zhenda y Casiopea. A ellas lo Gracias de la Turma de la Abelh@.
@IsabelMM
National Geographic assinala Dia da Terra a 22 de Abril


O National Geographic Channel International (NGCI) vai promover um conjunto de acções multiplataforma a nível global para assinalar o Dia da Terra, celebrado dia 22 de Abril. O objectivo é sensibilizar para a importância da preservação do meio ambiente.
Em Portugal, o canal National Geographic vai emitir uma maratona de 24 horas dedicada ao planeta Terra e às formas de promover a sua conservação. Serão emitidos documentários como «Mistérios da Terra: Perigos da Pesca», «Mistérios da Terra: Contaminação das Águas», «Caçador de Sementes», «O Estado do Planeta 2009» ou «Ameaça do Degelo».
No dia 22, às 19:00 horas, decorre na Piazza del Popolo, em Roma, um concerto organizado pelo Nat Geo Music. Actuarão ao vivo Ben Harper, Relentless 7, Subsonica, Nneka e Bibi Tanga Et Le Professeur Inlassable. O concerto será transmitido em directo no canal Nat Geo Music e na Internet em www.natgeo.pt.
Também na página do Nat Geo estará disponível o microsite Dia da Terra 2009, com conteúdos de temática ambiental. Por outro lado, os cibernautas estão convidados a gravar vídeos em que respondam à questão «O que faço pelo planeta?» e a fazer o respectivo upload na página, segundo o comunicado do canal.

Fonte:Jornal Digital

@IsabelMM

Manifesto

Fizemos um manifesto sobre o ambiente. Aqui fica e é só carregarem no Play para o lerem.


Um beijinho

Dia do Planeta Terra


Olá, outra vez.
Hoje é o dia dedicado às comemorações. A próxima de que vamos falar é o Dia da Terra. Para já fica o seguinte poema:
22 de Abril – Dia do Planeta Terra

Eu sou a terra, eu sou a vida.
Do meu barro primeiro veio o homem.
De mim veio a mulher e veio o amor.
Veio a árvore, veio a fonte.
Vem o fruto e vem a flor.
Eu sou a fonte original de toda vida.
Sou o chão que se prende à tua casa.
Sou a telha da coberta de teu lar.
A mina constante de teu poço.
Sou a espiga generosa de teu gado
e certeza tranquila ao teu esforço.
Sou a razão de tua vida.
De mim vieste pela mão do Criador,
e a mim tu voltarás no fim da lida.
Só em mim acharás descanso e Paz.
Eu sou a grande Mãe Universal.
Tua filha, tua noiva e desposada.
A mulher e o ventre que fecundas.
Sou a gleba, a gestação, eu sou o amor.
A ti, ó lavrador, tudo quanto é meu.
Teu arado, tua foice, teu machado.
O berço pequenino de teu filho.
O algodão de tua veste
e o pão de tua casa.
E um dia bem distante
a mim tu voltarás.
E no canteiro materno de meu seio
tranquilo dormirás.
Plantemos a roça.
Lavremos a gleba.
Cuidemos do ninho,
do gado e da tulha.
Fartura teremos
e donos de sítio
felizes seremos.

Fonte: Cora Coralina (Ana Lins do Guimarães Peixoto Brêtas), 20/08/1889 — 10/04/1985)
Esperamos que gostem
Até já!

Dia Mundial da Voz



Olá amigos,

Hoje é Dia Mundial da Voz.

Raramente pensamos... mas...

A voz permite-nos, dizer aquilo que pensamos... bem, às vezes dizemos coisas sem pensar (a corrigir);

A voz permite-nos cantar...

A voz permite-nos, aquele grito quando estamos zangados (a corrigir) ou quando estamos felizes....

E as gargalhadas!!!! A voz permite-nos rir às gargalhadas .

A nossa professora disse-nos que como principal inimigo da voz temos os maiores inimigos o tabaco, o refluxo, as alergias, a desidratação e o abuso vocal.

Vá, vamos a cuidar da voz.

Até já.

15 de abril de 2009

Olá Amigos Escritores. Estamos contentes por os ver de novo. A Turma da Abelh@ diz Obrigada e a vossa/nossa Abelha continua aqui a lembrar a nossa amizade. Um grande beijinho e aqui fica a vossa mensagem:

"Olá amigos e Profª Isabel! Estamos de volta! As férias já lá vão! Há que trabalhar como diz a vossa professora! Bom trabalho neste último período e muitos sucessos!Nota: Vimos as fotos de Granada, estão lindas! A nossa profª também já lá esteve!Até já!"

As fotos da professora estão giras e mais os filmes. Já sabem que podem ir ao nosso canal no You Tube ver os filmes.

Um grande beijinho e... a nossa professora diz para estudarem muito.

25 de Abril

ESTA HISTÓRIA É VERDADEIRA?
Não, é claro que não! Toda a gente - e os escritores são como toda a gente - pode inventar histórias. Mas as histórias dos escritores - que são inventadas - costumam falar de coisas que podiam ter sido verdade. É a criação literária.

Mas então, nesta história, o que é que é verdade e o que é que é inventado? Os gémeos, o Luís, a Ana, a avó, são inventados, é claro. O roubo também. Mas existe um Laboratório em Sacavém que em 1974 se chamava Laboratório de Física e Engenharia Nucleares e onde está instalado o único reactor nuclear que existe em Portugal. E o que aconteceu em Lisboa, no dia 25 de Abril de 1974, também foi verdade. Na madrugada do dia 25, por todo o Portugal, várias unidades militares revoltaram-se e dirigiram-se a Lisboa para mudar o governo, extinguir a PIDE, libertar os presos políticos, fazer eleições livres, abolir a Censura, acabar com a guerra em Angola, Moçambique e Guiné. Era uma revolução! Os militares revoltosos apelaram pela rádio "a todos os habitantes da cidade de Lisboa, no sentido de recolherem a suas casa, nas quais se (deviam) conservar com a máxima calma". Não foi isso que os lisboetas fizeram: vieram para a rua dar vivas à Liberdade, ajudar e oferecer cravos aos soldados
O Chefe do Governo - nessa altura chamava-se Presidente do Conselho e era o Professor Marcello Caetano - refugiou-se no Quartel da Guarda Nacional Republicana, no Largo do Carmo, em pleno Centro de Lisboa. Foi para lá que se dirigiu o Capitão Salgueiro Maia, com os seus soldados e alguns blindados. E logo aí a população ajudou! Como nessa zona de Lisboa há muitas ruas estreitinhas, indicou ao Capitão Maia quais eram as melhores ruas e, uma vez chegados ao Largo do Carmo, disse-lhe a melhor maneira de alguns soldados subirem aos telhados para melhor controlarem a situação. O cerco ao Quartel do Carmo durou a tarde toda: o Capitão Salgueiro Maia chegou ao Largo do Carmo cerca do meio-dia e trinta e só às sete e meia da tarde é que o Professor Marcello Caetano se rendeu. No resto de Lisboa e no resto do País quase não houve resistência à Revolução; à noite, o General Spínola, Presidente da Junta de Salvação Nacional (era o novo governo) aparece na Televisão a anunciar o novo regime político que é aquele em que vivemos agora. Foi bom? Foi mau? Isso não nos compete a nós dizer. Nós só quisemos contar uma história que se podia ter passado naqueles dias que ficarão para sempre na História de Portugal.

Esta foi a história que nos contou a professora hoje... Não conhecemos nenhuma das personagens e até achamos que os nossos pais também não, mas vamos descobrir.
Fonte : Centro de Documentação 25 de Abril

Riscos e rabiscos

Olá amigos... é bom sentir os amigos a regressarem. Esperamos que todos estejam tão contentes como nós.
A Professora Isabel é que vem na "brasa", é sempre a acelerar. Ainda pensa que anda a descer as pistas...
Trabalho... trabalho e... ainda nem nos mostrou a surpresa que os amigos de Albufeira e a Rita nos enviaram...
Vamos começar a fazer um trabalho sobre o 25 de Abril. Para isso vamos usar o Twiter, vamos fazer desenhos, escrever histórias, fazer pesquisas na NET e vamos tentar ouvir pessoas que viveram essa época para ficarmos a saber mais coisas.
Se algum amigo quiser colaborar... é só enviar o que desejar.
Até já

14 de abril de 2009



Mais amigos a mandarem-nos mensagens. Obrigada e também para todos vós uma boa semana.

Aqui ficam as mensagens recebidas:

Abura disse:

Hola Isabel! Te deseo una feliz semana! Un abrazo.

Michelle disse:

Bom retorno, abelhinhas! Abraços,

Michelle.

Obrigada pelas mensagens e... com a velocidade que a professora Isabel vem... bem precisamos. O que nos vale é que ela se constipou um pouquinho eh eh eh... Não, nós queremos que ela fique boa depressa.

Até já.