31 de julho de 2010

الصحراء الكبرى - O Deserto do Saara

Olá Abelhuscas e amiguinhos,
Ouvi dizer que o calor aperta aí em Portugal. Por aqui, pelo deserto do Saara, o calor também aperta. Temperaturas altas, quer de dia quer de noite. Paisagens maravilhosas e um por do sol maravilhoso. Este deserto vai do Egipto a Marrocos, da Argélia à Líbia, Tunísia, Mauritânia, Mali, Sudão e Chade. É enorme em dimensão, em beleza e em agrura.
A vida por aqui é difícil, em parte, devido ao calor. O trabalho começa pelas 5 horas da manhã e interrompe-se pelas 1o horas. Recomeça pelas 17 e estende-se até ás 22 horas. As pessoas dedicam-se ao comércio e à produção agrícola. Aqui produz-se em três dimensões: Altura, intermédia e rasteira. Na primeira a produção são as tâmaras, na segunda a fruta e na terceira a erva para alimentar o gado.



Um beijinho para todos.



Até já!

28 de julho de 2010

مرحبا النحل وغيرها من الأصدقاء

Mais um dia a recuperar de inúmeros voos, quase todos bem-sucedidos e que me deixaram muito orgulhosa. Não de avião, mas de abelha Mestr@ que tem a sorte de ter uma colmeia rica de grandes abelhas.



Por aqui os momentos são intensos. Hoje uma visita à capital da ilha. Houmt Souk é a “capital” e é uma cidade linda: o casario branco, que constrata com as portas azuis com desenhos feitos com tachas, o animado mercado matinal. O que vimos a correr mostra que é muito fácil perder aqui um ou dois dias a passear.

Voltaremos, por agora o que importa salientar é, mais uma vez a simpatia dos habitantes. Nas esplanadas, no mercado, nos museus, em todo lado o acolhimento tem sido fantásticos. Algumas visitas respeitando sempre os costumes e as tradições locais.


أتمنى لك نهارا سعيد

23 de julho de 2010

Férias


Partida, largada, fugida. Hoje é o início de uma aventura Africana. A Tunísia é um país que percebeu que o turismo é uma forma de ultrapassar dificuldades criadas pelo clima e pela falta do ouro negro. Apesar disso, rezam os escritos, continuam a preservar as suas tradições como forma de preservar o país. Aquilo que nos tem chegado por amigos e que nos motivou a fazer esta viagem, indica-nos que teremos a oportunidade de conhecer uma cultura e uma realidade bem diferente da nossa, mas não antagónica nem impositiva em obrigações tantas vezes exageradas e criadoras de barreiras.

Para já uma bela praia, com água muito quente, um tempo seco e a temperatura a rondar os 34 graus. Praia com particularidades como podem ver pelas fotos. Darei notícias.





13 de julho de 2010

É já ali...



Olá amiguinhos,

Ainda não sabem, mas duas abelhuscas vão voar para outra colmeia. A Jessica e o Bruno não vão estar connosco no próximo ano.

O Bruno foi para longe, para outro país e, por isso, vai ser mais difícil encontrá-lo com regularidade. Contamos como o nosso espaço digital para encurtar as distâncias.

A Jessica fica mais perto e contamos com a sua visita.

Não ficamos contentes, mas já sabemos que há muitos caminhos na vida de uma abelha e por isso, o que queremos dizer a estas nossas abelhuscas é que continuam a pertencer hoje, amanhã e sempre à Turma da Abelh@.

Para eles um XI-coração muito grande e um Até Já!

@IMM

11 de julho de 2010

Y viva España.



Olá Amiguinhos,
Uns gostam, outros nem tanto, mas temos um novo Campeão do Mundo de Futebol: Espanha.
Parabéns

10 de julho de 2010

2010/2011 - Calendário Escolar


Olá amiguinhos,
Espero que se andem a divertir. Eu ando nos preparativos para a viagem que está quase a chegar.
Por agora ainda ando a trabalhar:produção de materiais, realização de relatórios e mais uma série de coisas próprias das Mestr@s.
Mas, como sempre, não me esqueci de vocês. Já saiu o horário escolar para o próximo ano.
Sei que o planeamento é essencial, por isso, aqui fica ele. Não se esqueçam de dizer aos vossos maiores que o podem descarregar.

Beijinhos

Até já

@IMM

8 de julho de 2010

na ponta do parágrafo

Olá Abelhuscas e restantes amigos,
Já vos tinha dito, mas repito. Agora sou eu que ando na escola. Sentada do outro lado, ouvidos bem abertos, mãos sempre disponíveis para fazer deslizar a caneta na folha de papel e uma pergunta na ponta do parágrafo.
Não é fácil depois da minha colmeia me ter cansado tanto. Sendo isto verdade também não é menos que é sempre bom ouvirmos outras Mestr@s, falarmos sobre outros temas e fazermos uma actualização. Sim, não é apenas a vossa máquina de jogos que precisa de actualizações. As Mestr@s precisam de ter sempre a última versão instalada. Só assim conseguem ajudar-vos a produzir mel da melhor qualidade.
Está quase. As férias aproximam-se. Durante as mesmas vou tentar mostrar algumas das coisas que ando a fazer. Vamos a ver se a areia do deserto não baralha a máquina.
Temos recebido bastantes comentários. Amanhã darei o devido destaque aos mesmos.
Até já
@IMM

6 de julho de 2010

Está quase...

Olá,
Está quase. O trabalho administrativo vai sendo triturado e a formação vai cumprindo a sua função: dar novas pistas, criar dúvidas de forma a procurarmos soluções entre outras.
Está quase. As matrículas foram feitas, a avaliação entregue aos encarregados de educação.
Está quase. As obras na nossa escola avançam ao ritmo da crise, mas esperamos conseguir ultrapassar estas já em Setembro. Vamos ver se conseguimos recuperar... a nossa sala.
Está quase. As férias aproximam-se e as tentativas de descobrirem o meu destino foi alcançado. Este ano é deserto. Vários países estão na lista para esta viagem. Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia. Alguns problemas com os vistos em alguns países, mas ainda temos algum tempo. Vamos conseguir fazer o que desejamos. Assim o esperamos e o desejamos.
Até já!

4 de julho de 2010

Uma Mãe sempre Presente


Olá Abelhuscas e Olá a todos os outros amigos que nos visitam,
Que calor... só na praia é que se aguenta verdadeiramente este calor que se cola ao corpo. Não há abelha que aguente!!!
Como o prometido é devido, embora nem sempre consiga cumprir as promessas em tempo útil, cá estou eu a dar destaque à Mãe Céu. Sempre nos acompanhou nos dois últimos anos. Nós também voámos algumas vezes até ao espaço do Marco.
Sabemos que agora vai iniciar-se em novos voos, em novas aventuras, em outros contos, em outros desafios. Vai correr tudo bem porque a Mãe Céu é, como se viu, sempre muito presente e isso é uma grande antepara.
Antes de dizer outras coisas deixo-vos aquilo que ela nos escreveu. Ora leiam:
Céu disse...
Olá abelhinhas e abelha mestra!
Passei para desejar-vos umas óptimas férias!
Como sabem o vosso colega Marco é finalista do 4º ano(como vocês serão para o ano que vem) e hoje é dia de festa, pois é a última vez que estarão com a prof. Maria José. No próximo ano ele e os seus colegas irão para uma nova escola e terão uma nova etapa pela frente!
Para vocês que ficam na mesma escola e com a mesma professora, muitos êxitos é o que vos desejo!!!!
Por agora gozem bem as férias e quanto à professora, prazer em conhecê-la!
Talvez vá passando por cá para ver as novidades!
Beijões enormes para todos!
A Turma da Abelh@ enviou um mail e colocou um post a dizer o quanto gostava destes amigos e que não os ía esquecer. Seguramente é isso que vai acontecer. Quanto a mim, Abelh@ Mestr@, tenho a certeza que muitas vezes darei, na minha colmeia, exemplos onde o nome da Mãe Céu virá ao de cima. Palavra de Abelh@ Mestr@, mérito de uma Mãe presente.
Parabéns Marco e Obrigada Mãe Céu. Esperamos sempre a vossa visita.
Beijinhos.
@IMM

3 de julho de 2010

Casa Pia de Lisboa - Parabéns


Olá amiguinhos,
Hoje é dia de festa pois a Instituição onde passamos grande parte do ano comemora mais um aniversário. Fundada a 3 de Julho de 1780 por Diogo Inácio de Pina Manique, a Casa Pia de Lisboa é uma Instituição Pública com 230 anos de história. Com uma história longa na área da educação e formação profissional, a Casa Pia de Lisboa tem na sua estrutura 10 Centros de Educação e Desenvolvimento (CED), que respondem a diferentes áreas de necessidade e nível de educação. O nosso CED tem estado em obras de melhoria. Nem sempre foi fácil, mas o futuro ficará melhor.
Parabéns e a prenda que queremos oferecer é mais e melhor educação, mais e melhor trabalho, mais e melhor envolvimento, mais e melhor cooperação, tudo para que as abelhas mais pequenas possam ter um futuro melhor.
@IMM

2 de julho de 2010

Há mais campeonatos!


Olá a todos,
Isto de andar em formação e tratar de assuntos burocráticos e de planeamento tira sempre tempo. Por isso, o post é meio a correr. A tudo isto acresce uma comemoração particular. Para estarmos bem com os outros temos de estar, em primeiro lugar, de bem connosco.
Então, esta minha vinda é só para vos desejar a continuação de boas brincadeiras.
Um beijinho
Até já
@IMM

1 de julho de 2010

A História de um encontro Ilustrado.

Olá Abelhuscas,
O Prometido é devido e aqui fica a história, em livro, do nosso encontro com a Ilustradora Madalena Matoso. Espero que gostem e que se divirtam.


Beijinhos
@IMM