30 de março de 2010

indo eu, indo eu, a caminho de...

Olá Abelhuscas e restantes amiguinhos,
Hoje foi dia de reunião com todos os vossos professores. As notas foram boas, mas vamos ter de conversar... muito. Ai vamos, vamos, mas isso fica para depois. Para já vocês estão de férias e eu estou quase a ter uns diazinhos de descanso. Já sei que querem saber para onde vou... ainda não o sei porque os dias são pouquitos. Vamos a ver. Ficam as duas hipóteses que estão em discussão aqui na colmeia caseira.
Uma visita rápida à praia

Ou, uma ida à neve

Vamos ver.
@IsabelMM

28 de março de 2010

... esta é de quem a apanhar!

Olá Abelhuscas e restantes amiguinhos.
Descansar é fundamental para que as Abelh@s consigam produzir produtos de qualidade. Podem e devem brincar porque se portaram, quase todas, muito bem.
Hoje venho aqui deixar as nossas fotos relacionadas com a décima... bem, no caso em concreto foi a centésima, porque tivemos de partir em vinte partes a unidade ... eh eh eh. Sei que gostaram da unidade que fiz e levei. Ainda bem.
Para nós, naquele momento, foi o melhor bolo de chocolate do mundo. Eramos abelh@s muito unidas, trabalhadoras e amigas. Assim sim!
Ficam as fotos.
Até já!
@IsabelMM

27 de março de 2010

A Hora do Planeta

Olá Abelhusc@s e restantes amiguinhos,
Não se esqueçam que cuidar do ambiente é abdicar sempre de alguma coisa de forma a favorecer o bem comum.
Como falámos antes de irem de férias, hoje é o dia da iniciativa "A Hora do Mundo". Para aderires basta desligares as luzes de tua casa durante 60 minutos.
Este é um acto simbólico, mas que permite mostrar que nos preocupamos e queremos cuidar do planeta que é de todos.
Até já!
@IsabelMM

26 de março de 2010

boas férias amigos

Olá amiguinhos,

Vamos para Férias. Merecidas! Achamos que todos devem estar a sentir-se assim: cansados e felizes. A nossa Abelh@ Mestr@ disse que fomos umas Abelh@s a sério. Fizemos uma boa equipa, trabalhámos em quanto tal, fomos amigos, produzimos algum mel e estamos com muita vontade de o continuar a fazer. Também estamos com vontade de brincar muito. Se o temo ajudar é isso que vamos fazer.

Como sabem estamos em obras o que nos causa muitas dificuldades de aceder à Internet. Assim, vamos a partir deste nosso diário desejar a todos os nossos amigos uma Feliz Páscoa. Um lembrança muito especial para as Mestr@as Maria José, São Coelho, Joana, Ivone, Cristina, para a Rita e para tantas outras. Para os amigos Finalistas Escritores de Palmo e Meio, para os amigos Finalistas da Eb1, N1 de Albufeira - Turma 11, para os Curiosos à Vista e para todos os outros uma grande Xi-Coração.

Deixamos a mensagem dos amigos Caminhantes a simbolizar todas as outras que recebemos
Blogger caminhantes disse...

Trabalhinhos de férias? Talvez sim... Mas que sejam pouquitos!
Boas férias da Páscoa para todos.

Março 24, 2010

Boas Férias para todos e a Mestr@ Isabel vai continuar a colocar algumas das actividades que fizemos.

beijinhosssssssssssssssssssssssssssssssssss

22 de março de 2010

Rumo ao merecido repouso!

Olá amiguinhos... estamos quase de férias.
Testes, trabalhos e muitas outras coisas feitas ajudam-nos a merecer um descansinho. Quem o diz é a nossa Mestr@ (??????).
Nós acreditamos, mas não estamos convencidos que não venha aí uns trabalhinhos de férias! Vamos a ver. Não achamos justo porque, parece, a Mestr@ vai esquiar.

Enfim, acreditamos na bondade das suas decisões.

Até já.

20 de março de 2010

Cansados, mas Felizes. Uma grande Aventura.

Olá a todos,
Hoje vamos acabar de contar a nossa aventura de aprendermos a conhecer as abelhas.
Na parte que vos vamos falar o que fizemos foi aprender quais as plantas que as abelhas preferem e o trabalho que elas têm para o conseguir.
Depois... tivemos de vir embora... contentes, mas muito cansaditos. O dia foi muito bonito, muito feliz, muito giro, muito "fixe", muito interessante. Aprendemos muito e foi uma grande aventura. A todos os amigos que trabalharam connosco um grande obrigada da Turma da Abelh@.
Agora vamos colocar as fotos de toda a aventura.

Até já!

17 de março de 2010

O Navio Escola Sagres II

Olá amiguinhos,
Para todos os que nos escreveram perguntando coisas sobre o Navio Escola Sagres, e a quem demos a resposta por mail, prometemos que publicávamos umas fotos tiradas no seu interior. Bem, só temos uma, tirada junto ao leme e outra aquando do seu desfile no Tejo. Vamos publicar as que temos, em conjunto com uma terceira retirada da página oficial do Navio
Espero que gostem do lema que está inscrito na roda do leme. Sabem quem é o autor?
Beijinhos .
@IMM

16 de março de 2010

O Navio Escola Sagres

Olá a todos,
Vamos interromper a nossa histórias sobre a visita à terra das abelhas. Hoje vamos falar sobre a ida à biblioteca para ouvir uma história muito bonita. Também falaremos do Navio Escola Sagres, da Marinha Portuguesa.
A partir dessa história fizemos mais coisas.
Primeiro organizámos-nos em grupos. Depois colocámos-nos e à volta de uma mesa.
Depois cortámos e dobrámos as folhas de papel que nos deram.
Com essas folhas fizemos barcos muito bonitos. Foi uma homenagem aos nossos marinheiros que descobriram novas terras. Nós andamos a acompanhar a volta ao mundo do Navio Escola Sagres que anda a viajar pelo mundo como fizeram os nossos navegadores.
Depois fizemos uma decoração através da técnica do mosaico.Gostámos muito.
Até já.

10 de março de 2010

O descanso das Abelhas

Olá Amiguinhos,
Cá estamos a continuar a nossa aventura.
Agora estamos no trilho a ver as plantas que as abelhas preferem para recolherem o pólen e o néctar. Foi uma viagem muito interessante.
No percurso vimos alguns dos animais que habitam o espaço.
Não pensem que foi fácil. Nada disso. Foi cansativo e ficámos com as barriguinhas a "roncarem".
Em primeiro lugar descansámos um pouco. Fomos para a sala da lareira onde aproveitámos para ler um pouquinho.

Depois... aí fomos nós! Quem não é para comer não é para aprender. Estava mesmo boa a comida.
Parabéns a todos os amigos da cozinha que a confeccionaram.
Depois... bem... fomos ter com o Luís que nos levou a conhecer algo muito giro. A dança da Abelha. Sabem como é? Fica para a próxima.
Não vamos embora sem falar da nossa Mestr@ Joana. Ela escreveu-nos. Ora leiam:
Joana disse...

Olá a toda a Turma da Abelh@ e à Mestr@ Isabel!!
Quer dizer que foram passear até à Serra dos Candeeiros, bem pertinho da comunidade do Projecto Teclar (Leiria) e não nos foram visitar... :(
Podíamos ter combinado uma visita à escola da turma TecLetras da Professora São Coelho, com os Crescidos do Teclar.
Fica para a próxima, sendo assim!
Pelo que vi nas vossas mensagens e nas fotografias adoraram a visita e aprenderam muita coisa nova!!
Que bom! As abelhas são mesmo um grupo muito bem organizado, constituem uma verdadeira comunidade, com funções e tarefas distribuídas por todos...
Beijinhos grandes para todos e continuem o vosso trabalho, recheado de aprendizagens e experiências boas, com a ajuda da Professora Isabel.
Joana
Março 08, 2010
Seria mesmo engraçado estar com todos esses amiguinhos, mais pequenos e um bocadinho mais crescidos. Seria giro ficar a conhecer a Mestr@ São. para o ano vamos voltar a essa zona e... quem sabe.Um beijinho para todos.
Até já!

4 de março de 2010

Por dentro da colmeia

Olá amiguinhos,
Aqui estamos nós para continuar a contar a nossa aventura.
Na colmeia a Abelh@ Isabel contou-nos como é a vida das abelhas. Vimos toda a organização e respeito que existe entre as abelhas, como se ajudam entre elas e como procuram ser úteis de forma a contribuírem para o Bem Comum.
Vimos também como o mel é usado pelo homem e o que é necessário para o retirar. Agora sabemos o nome dos instrumentos e relembrámos o nome da profissão que se dedica à produção do mel e outros produtos que as abelhas produzem:cera, própolis, veneno e geleia real.
Sabem que instrumentos são necessários para efectuar a recolha do mel? Vamos ver!

Vejam como o Luís ficou bem de... Sabem como se chama esta profissão?

Apicultor.
Depois de termos aprendido isto tudo fomos ao encontro da Abelh@ Cátia ao trilho. Bem... nem queiram saber. No trilho vimos... Espreitem.
Amanhã continuamos a contar a nossa aventura.

Até já!

3 de março de 2010

Uma Aventura da Turma da Abelha

Olá amiguinhos,
Nem vão acreditar... fomos visitar Abelhas... Vamos ter de contar esta viagem com detalhes. Para já, e para aumentar a curiosidade, apenas vamos iniciar a nossa história (a Mestr@ Isabel vai colocar depois em casa).
Fomos visitar abelhas. Fomos à Serra dos Candeeiros. Aqui fica o mapa.
Fomos num autocarro da nossa Instituição. Todos os lugares tinham cinto, que colocámos antes do autocarro começar a andar. A viagem correu bem e demorou cerca de 2 horas. Cantámos e contámos anedotas e histórias. Todos nos divertimos.
Quando lá chegámos fomos recebidos por algumas Abelh@s que nos levaram para uma colmeia disfarçada.
Aí ouvimos muitas coisas interessantes sobre as abelhas. Mas não foi só isso. Contamos com todos para lerem a história que vos vamos contar. Foi de tal maneira que...
Vejam só o que nos esperava. Observem:

Amanhã continuaremos a contar esta nossa aventura.

Até já!

Bookmark and Share