29 de julho de 2009

Caraibas

Ola abelhuscas e amigos,
So agora me e possivel, e mesmo assim sem acentuacao nas palavras, vir aqui dizer OLA. Aqui ando eu pelas americas, com um tempo fantastico e com pessoas maravilhosas. Estivemos uma semana em Nova Iorque e agora estamos na Republica Dominicana. Descansar e a palavra porque isto de ser Mestra de tantas abelhinhas nao e nada facil.
Espero que todas as minhas abelhas e todos os amigos estejam bem. Nao estou a colocar acentuacao porque estes teclados sao diferentes e o tempo e escasso para andar a descobrir.
Temos dois comentario que ainda nao publico, embora os tivesse lido, porque merecem uma resposta e nao e facil fazer texto sem acentos e outras coisas que tais. Mas, desde ja, envio um grande beijinho para as duas amigas e um muito especial para a colega Maria da Cruz, que gostaria de ver mais alegre e pensar que, quem sabe, se no final nao vai ser uma ponte para outras coisas. TecLar ficara em semente e vamos a ver as voltas que a vida da.
Continuem a divertir-se, a brincar, a ler e a fazer coisas que gostem.
Para todos um grande beijinho.

18 de julho de 2009

Travel In New York


Olá abelhuscas e amiguinhos que nos visitam,

Finalmente... férias. É já amanhã que vou voar até à grande cidade de Nova Iorque. Vou embarcar amanhã pelas 10h25 e após 8 horas de viagem... A Grande maçã!

Já está tudo planeado e assim que chegarmos, pelas 13h25 (é verdade, são estas horas devido à diferença horária ser de -5 horas. Podem ver carregando aqui), iremos fazer os necessários procedimentos na alfândega e depois... vamos ver a cidade do alto do seu maior edifício: Empire State building . Do alto, que se ergue a mais de 400 metros de altura sobre o coração de Manhattan, temos a esperança poder ver a transição do dia para a noite. Depois é jantar em Times Square e, quem sabe, não nos poderemos ver em directo num dos próximos 6 dias. Depois disto... vai ser mesmo praia, sol e ... dolce far niente. Irão ser 12 dias mesmo a descansar. Depois regresso a Nova Iorque e ao nosso Portugal.

Prometo que vou tentar dar notícias, as possíveis, sem compromissos. Vou espreitar as vossas mensagens e espero que, até falarmos de novo com regularidade, se divirtam.

Um grande beijo e até já!


@IsabelMM

15 de julho de 2009

Bee in New York City


Olá abelhuscas e restantes amiguinhos,
Como vão as brincadeiras? espero que estejam a ser muitas e boas. Já sabem que devem voar em segurança!

É verdade.... grande parte de vós acertou. A primeira parte da viagem é para uma grande cidade, uma cidade conhecida pelos seus prédios altos, pela imensidão de oferta cultural e de nome Nova Iorque.

Devem dar-me o mérito de ter colocado pistas muito acessíveis. Foi fácil, muito fácil. Vamos a ver se o segundo ponto de paragem vai ser descoberto também com essa facilidade.

Como sabem tenho continuado a trabalhar e ainda não comecei a pensar na viagem e ela está mesmo aí. A partida é já no próximo domingo. Vai ser uma semana dedicada a descascar a grande maçã.

Por agora... vou aproveitar para preparar algumas coisas.

Um beijinho e continuem a divertir-se.
@IsabelMM

13 de julho de 2009

Net cucaracha


Olá abelhuscas e restantes amigos,

Espero que as férias continuem a sorrir. Por aqui, pela escola, o trabalho continua na forma do costume. ...siga...

Em conversa dita de café falava-se da necessidade de recursos informáticos, do acesso aos mesmos pelos educandos, mas também pelos professores. Parecem muitos esquecerem-se que o acesso significa capacidade de utilização dos mesmos. Isso implica saber utilizar, formação, e tempo disponível para o seu uso. Ao acrescentarmos o acesso à net temos as mesmas necessidades e acrescentamos mais duas: o acesso à net e a largura de banda.
Os nossos Magalhães andam em período de achamento.
- Que é isto? Perguntam os amigos. A professora está céptica?
- Não! Portugal é mais antigo do que os seus cépticos. Nasceu apesar da geografia e fez-se império apesar da demografia. ... dava mesmo jeito o Magalhães.
Vou tentar atopar.
Eu acredito que temos dois poderes sobre Portugal: continuá-lo e melhorá-lo. Para isso temos de trocar a inércia pelo mérito e depois é só alcançar a outra margem, que tanto nos parece miragem. Até lá... tenho a minha máquina e a minha net... e as abelhuscas também

Estou mesmo quase a ir de férias.... que bom! Hoje acabaram as pistas sobre o primeiro destino de férias.

Até abelhuscas e continuem a divertir-se

@IsabelMM

11 de julho de 2009

I Love ...



Olá abelhuscas e amigos,


Esta história das pistas sobre o meu próximo destino está a ser interessante. As visitas, as perguntas, as respostas são muitas e pelos mais variados meios: moodle, comentários, mail's, etc. É bom utilizarem as ferramentas ao dispor. Este post no entanto visa informar o seguinte. Não publicarei qualquer resposta vossa a não ser depois do meu regresso. está tudo guardado. É como as maças: só depois de se trincar é que se sabe qual o sabor.


Um beijinho e fica mais uma pista sobre a minha primeira paragem.


Beijinhos e vamos lá a brincar.


@IsabelMM

10 de julho de 2009

Hop-on Hop-off


Hop-on Hop-off é o que tenho feito hoje relativamente à colmeia, entenda-se este diário das abelh@s, por estes dias entregue à mestra. Antes de continuar uma palavrinha para as minhas abelhuscas, e para todos os amigos que nos visitam. Esta palavra é de saudação e exprime votos de que as coisas continuam a correr muito bem. Por aqui estamos um pouco como a maçã acabada de ser mordida.

Entrar, sair, entrar, sair e não conseguir escrever nada... a burocracia ainda não acabou!. Abelhuscas... toca a brincar!

Esta azáfama continua a ser o dia-a-dia por aqui e tem por intuito acabar todas as questões relacionadas com o pretérito, mas ainda suspirante, ano lectivo.

Para mim a brincadeira está quase a começar.... já faltou muito, pouco e agora estamos no quase nada: mapas, livros, réguas, filmes, receitas médicas e tantas outras coisas são a preocupação dominante: vêem a diferença entre o mundo dos crescidos e o vosso? Pois é, até para brincar nós trabalhamos... enfim.

E pronto... ficou mais uma pista para revelar o meu primeiro destino de férias.

Um beijinho para todos.

@IsabelMM

9 de julho de 2009

I Love



Olá Abelhuscas e amigos,


É muito importante fazermos refeições equilibradas apesar de, em tempo de férias, os horários serem menos rigorosos para as abelhas.

A sopa, o prato e a fruta são muito importantes. As maçãs e outras frutas são muito importantes.

Beber água é uma necessidade ao longo do dia e não tanto à refeição.

Esta receita vem a propósito de...? - perguntam as minhas abelhas!

Não tinha ficado acordado que vos ía dando pistas sobre o local para onde vou de férias? Pois é...! Aqui fica mais uma pistas sobre a primeira paragem que vou fazer... Ah, pois é! São dois os locais!

Com esta é que compliquei as coisas. Atentos aos sinais e... é só reparar em repetições.

Beijinhos.

@IsabelMM

8 de julho de 2009

Na rede e não só!

Olá abelhuscas, olá amigos,
A discussão que estamos a ter no nosso chat tem a ver com o local para onde vou de férias. Eles querem saber e eu quero fazer surpresa. Claro que vou dar algumas pistas e depois as fotografias irão complementar. Fica combinado. Para selar o acordo, que tal uma dentada numa grande maçã?
Ainda tenho encontrado alguns de vós por aqui nas brincadeiras. É bom e gostaria que todos o fizessem muitas e muitas vezes. Brincar é preciso e é necessário.
Vou aproveitar esta vinda aqui para falar de mais um recurso utilizado por nós: O Multiply.
Este recurso é muito útil porque disponibiliza no mesmo espaço a possibilidade de se colocarem vídeos, fotografias, música, chamadas de atenção e a criação de um blogue.
A utilização que lhe demos foi a de servir como suporte para os diferentes projectos. A título de exemplo, relembramos que foi aqui que desenvolvemos a iniciativa sobre o Natal no Mundo, que acabou por ter uma participação desde o Algarve a Viseu e terminando em S. Paulo No Brasil.
Para verem alguns dos trabalhos desenvolvidos nessa plataforma é só procurar no lado direito do nosso blogue As Nossas Actividade e... escolher.
Até já e...
... continua ...
@IsabelMM

7 de julho de 2009

Gripe A(H1N1)


Olá abelhuscas e amigos,

Como sabem, fica este cantinho à minha responsabilidade sempre que a turma da abelh@ parte para férias. Nessa altura transformo este espaço um pouco naquilo que penso ser útil, não só para a turma, mas também para a generalidade dos visitantes. É aqui que se insere este post. Porque estamos num período de viagens e existe sempre o risco de se contrair uma qualquer doença hoje resolvi colaborar na divulgação das medidas de protecção individual contra a Gripe A(H1N1), nomeadamente por todos aqueles que vão sair do país. Então é assim:

Antes de viajar
Se tiver alguma doença crónica, consulte o seu médico.
Durante a viagem e estadia
Adopte as seguintes medidas de prevenção da doença:
- Evite o contacto com pessoas doentes;
- Lave frequentemente as mãos com água e sabão ou toalhetes com solução de álcool;
- Evite tocar com as mãos nos olhos, nariz e boca;
- Cubra a boca e nariz quando espirrar ou tossir, usando lenço de papel, sempre que possível, e deitando-o no lixo de seguida;
- Limpe as superfícies sujeitas a contacto manual (como maçanetas das portas e corrimãos), com um produto de limpeza comum;
A observação destas indicações é igualmente importante em crianças.
Se ficar doente permaneça no hotel ou em casa e consulte o médico, se necessário.
A utilização de inibidores da neuraminidase (Tamiflu®, Relenza®) é uma decisão médica, baseada na avaliação do risco individual.
A vacina sazonal da gripe não protege contra a nova estirpe do vírus A(H1N1).
Depois de regressar
Se apresentar sintomas de gripe (febre alta de início súbito e tosse, dor de garganta, dores musculares, dores de cabeça, dificuldade respiratória ou diarreia), dentro dos 7 dias após o regresso, ou se tiver tido contacto próximo com pessoas apresentando sintomas de
gripe, deve permanecer em casa, ligar para Linha Saúde 24: 808 24 24 24 e seguir as instruções que lhes forem dadas.

Claro que isto é prevenção e apenas nos devemos preocupar o normal, nada de exageros.

Boas férias em segurança e com saúde.

6 de julho de 2009

Em aproximação.

Olá abelhuscas e amigos,
Como vão as férias? Brincar, brincar e brincar é o que precisam. Aqui a vossa amiga continua por aqui a cuidar da colmeia. Nem sempre é fácil, as férias chamam e bem precisamos de lhes dar uma resposta. Está quase e iremos dando notícias caso seja possível. Vamos a ver, fica a promessa de ir tentando alimentar este nosso sítio.
Até já!
@IsAlinhar à direitaabelMM

2 de julho de 2009

Na Rede V



Olá abelhuscas, olá amigos,


Cá continuo pela escola, cá vou revendo alguns de vós, pois andam por aqui nos tempos livres, outros vão enviando mail's, aparecendo no chat e... vamos caminhando rumo às muito apetecidas férias.
Antes da materialização desse desejo quero continuar a conversar um pouco sobre as ferramentas utilizadas pela Turma da Abelh@ ao longo do pretérito ano lectivo. Hoje vamos falar sobre a galeria fotográfica.
Nós usamos o Picasa. Como é um sistema amigo do que usamos no blogue torna-se muito remuneradora a sua utilização. Há uma maior rapidez na importação de fotografias, a possibilidade de se colocarem fotos em slide show nos post's, com enorme qualidade e com legendas , entre muitas outras vantagens.
Para além disso possui ainda as facilidades próprias de criação de álbuns, com visualização do numero de fotos, a data da sua captura e a localização exacta do local onde as mesmas foram captadas. Estas fotografias e álbuns podem ser públicos ou apenas partilhados por algumas pessoas. Isto é muito vantajoso. No caso em concreto das Abelhuscas, dos cerca de 24 álbuns existentes, só metade são visíveis para a comunidade bloguista.
E pronto...
Toca a brincar e a divertir. Continuação de boas férias!.
...continua...
@IsabelMM